futebol feminino em londres
fc santacruzense

O futebol feminino em Londres, acredite, ganhou um toque brasileiro.

Tudo começou com uma mensagem no Facebook. Com saudade da prática do futebol, ela procurava mulheres que dividissem a mesma paixão. O próximo passo seria alugar um campo onde pudessem jogar. Foi assim que chegaram ao campo que fica ao lado do Sporting Santacruzense.

futebol feminino

Shai Siqueira e Aline Mattos

Santacruzense e o futebol feminino em Londres

O Santacruzense, fundado em 1930, tem origem na Ilha da Madeira. A versão londrina foi criada em 1993 e a sede funciona no bairro de Vauxhall, em um café com o mesmo nome do clube. Repleta de fotos e troféus, as prateleiras revelam que é um time com títulos e história. Mas, embora já tenha tido um time feminino no passado, esta era uma lacuna a ser preenchido.

escudo do santacruzense

Em nosso vídeo, Shai Siqueira e Aline Mattos, capitã e goleira do Santacruzense, contam como o que era diversão foi ficando mais sério. Começava a nascer um time de futebol feminino em Londres com um toque brasileiro. Logo receberam o apoio da diretoria do clube, como confirma o seu vice-presidente e ex-jogador profissional, Eduardo Caetano.

futebol feminino em londres

A Copa do Mundo Feminina

2019 é ano de Copa do Mundo Feminina e o evento também tem uma grande importância para as meninas do Santacruzense. No caso do Brasil, especificamente, “é a primeira vez que uma copa está sendo transmitida pela TV aberta”, destaca Aline, e isso é essencial para que o futebol jogado pelas mulheres ganhem popularidade, apoio e patrocínio.

time feminino do santacruzense

Por coincidência, 2019 também é um ano marcante para as brasileiras do futebol feminino em Londres: o time está se preparando para disputar o seu primeiro torneio, em setembro. E elas estão se preparando com muito treinamento e jogos amistosos. A ideia é fazer bonito.

treino do santacruzense

Vale destacar que, comparado ao Brasil, o futebol feminino na Inglaterra tem se desenvolvido muito rapidamente. Enquanto o Brasil engatinha, os times ingleses disputam os campeonatos nacionais e os torneios europeus, a exemplo da Champions League feminina.

futebol feminino em londres

Treino, confraternização e show de bola

Quem tem o prazer de acompanhar os treinos do Santacruzense logo percebe a seriedade como todas as atividades são encaradas. Há muita ênfase na preparação física das jogadoras, com um profissional especialmente dedicado à orientá-las nas atividades.

Elas também contam com um treinador, o italiano Jack Guidolin, casado com a modelo e também integrante do time feminino, Fernanda Marques. Shai também lembra que o time já tem alguns patrocinadores. Ao mesmo tempo, prevalece o espírito de amizade e descontração criado desde os primeiros encontros.

futebol de mulheres em londres

E quando a bola rola? Aí você começa a entender porque a capitã do time leva fé no futuro do futebol feminino do Santacruzense, a ponto de sonhar com o profissionalismo. O toque de bola bem ao estilo do futebol brasileiro se revela a cada passe, a cada drible e nas finalizações. A prova está em alguns lances do treinamento que separamos para você, no vídeo acima.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv