futebol feminino em londres
fc santacruzense
O futebol feminino em Londres, acredite, ganhou um toque brasileiro.
Tudo começou com uma mensagem no Facebook. Com saudade da prática do futebol, ela procurava mulheres que dividissem a mesma paixão. O próximo passo seria alugar um campo onde pudessem jogar. Foi assim que chegaram ao campo que fica ao lado do Sporting Santacruzense.

Shai Siqueira e Aline Mattos
Santacruzense e o futebol feminino em Londres
O Santacruzense, fundado em 1930, tem origem na Ilha da Madeira. A versão londrina foi criada em 1993 e a sede funciona no bairro de Vauxhall, em um café com o mesmo nome do clube. Repleta de fotos e troféus, as prateleiras revelam que é um time com títulos e história. Mas, embora já tenha tido um time feminino no passado, esta era uma lacuna a ser preenchido.
Em nosso vídeo, Shai Siqueira e Aline Mattos, capitã e goleira do Santacruzense, contam como o que era diversão foi ficando mais sério. Começava a nascer um time de futebol feminino em Londres com um toque brasileiro. Logo receberam o apoio da diretoria do clube, como confirma o seu vice-presidente e ex-jogador profissional, Eduardo Caetano.
A Copa do Mundo Feminina
2019 é ano de Copa do Mundo Feminina e o evento também tem uma grande importância para as meninas do Santacruzense. No caso do Brasil, especificamente, “é a primeira vez que uma copa está sendo transmitida pela TV aberta”, destaca Aline, e isso é essencial para que o futebol jogado pelas mulheres ganhem popularidade, apoio e patrocínio.
Por coincidência, 2019 também é um ano marcante para as brasileiras do futebol feminino em Londres: o time está se preparando para disputar o seu primeiro torneio, em setembro. E elas estão se preparando com muito treinamento e jogos amistosos. A ideia é fazer bonito.
Vale destacar que, comparado ao Brasil, o futebol feminino na Inglaterra tem se desenvolvido muito rapidamente. Enquanto o Brasil engatinha, os times ingleses disputam os campeonatos nacionais e os torneios europeus, a exemplo da Champions League feminina.
Treino, confraternização e show de bola
Quem tem o prazer de acompanhar os treinos do Santacruzense logo percebe a seriedade como todas as atividades são encaradas. Há muita ênfase na preparação física das jogadoras, com um profissional especialmente dedicado à orientá-las nas atividades.
Elas também contam com um treinador, o italiano Jack Guidolin, casado com a modelo e também integrante do time feminino, Fernanda Marques. Shai também lembra que o time já tem alguns patrocinadores. Ao mesmo tempo, prevalece o espírito de amizade e descontração criado desde os primeiros encontros.
E quando a bola rola? Aí você começa a entender porque a capitã do time leva fé no futuro do futebol feminino do Santacruzense, a ponto de sonhar com o profissionalismo. O toque de bola bem ao estilo do futebol brasileiro se revela a cada passe, a cada drible e nas finalizações. A prova está em alguns lances do treinamento que separamos para você, no vídeo acima.
Eu tbm gosto de futebol quero participar
Você pode entrar em contato com elas através do Instagram: https://www.instagram.com/fcw.santacruzense/