futebol: qual o grande clássico
da capital inglesa?

Boa parte das principais ligas de futebol da Europa contam com algo que poderia ser chamado, genericamente, de “O Grande Clássico da Capital”. Na Espanha, por exemplo, temos o Derbi Madrilenho entre Real Madrid e Atlético de Madrid; em Portugal, temos o confronto entre os dois grandes de Lisboa, Benfica e Sporting; e na Itália é notória a rivalidade entre Roma e Lazio.

Os confrontos mencionados no parágrafo anterior não são necessariamente os de maior rivalidade em seus respectivos países – não há como comparar, por exemplo, o Derbi Madrilenho com o ‘El Clásico’ entre Real Madrid e Barcelona –, mas não há dúvidas de que todas são partidas muito aguardadas inclusive por aqueles que sequer torcem por essas equipes.

bola de futebol

Até certo ponto, o mesmo poderia ser dito a respeito da Inglaterra, mas com uma diferença fundamental: existem três clubes fortes na capital inglesa, os quais geram muita atenção por parte dos londrinos que estão sempre atentos às últimas dicas de apostas esportivas online. Com isso, nos últimos anos vem sendo cada vez mais difícil dizer qual é a grande rivalidade de Londres. Seria Arsenal x Chelsea, Arsenal x Tottenham Hotspur ou Chelsea x Tottenham Hotspur?

Para melhor entender essa questão, vale a pena mencionar que Londres é organizada em 32 boroughs, que são divisões administrativas. Dos três clubes citados, o mais antigo é o Tottenham, fundado em 1882, cuja sede fica no borough de Haringey, no norte da cidade. Quatro anos depois foi fundado o Arsenal, cuja sede fica no Borough de Islington, também no norte. É por isso que o clássico entre ambos é conhecido como o North London derby.

estadio de futebol

Fonte: Unsplash

A questão é que a sede do Arsenal nem sempre foi no norte. Em seus primeiros anos, os Gunners se estabeleceram em Greenwich, no leste da cidade, e apenas em 1913 se mudaram para Islington, ficando a poucos quilômetros de distância de White Hart Lane, o antigo estádio do Tottenham. Tal mudança desagradou demais os torcedores do Tottenham, que consideraram isso uma invasão de território.

Esse é um dos principais motivos pelo qual, nas décadas seguintes, qualquer um que seguisse de perto o futebol inglês tinha na ponta da língua a resposta para a pergunta “Qual é o grande clássico de Londres?”. Essa situação, porém, começou a mudar a partir de 2003, quando o bilionário russo Roman Abramovich comprou o Chelsea.

campo de futebol

Os Blues foram fundados em 1905, e a sua sede se localiza na parte sudoeste de Londres, no Borough de Hammersmith e Fullham. Apesar de tradicional, a equipe nunca foi muito vitoriosa e chegou a disputar a segunda divisão inglesa nos anos 1980. Com a chegada de Abramovich, no entanto, o clube se tornou, quase que da noite para o dia, não só um dos maiores do país, mas da Europa.

De fato, nas últimas duas décadas a diferença de troféus dos Blues para o Arsenal e o Tottenham vem sendo imensa, e em 2012 a equipe se tornou a primeira – e até aqui única – da cidade de Londres a ter conquistado a principal competição europeia, a Liga dos Campeões. É muito difícil prever o que acontecerá com Arsenal e Tottenham daqui para frente, mas tudo indica que em breve será praticamente impossível falar no “Grande Clássico de Londres” sem que uma das duas equipes citadas seja o Chelsea.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x