gabriella di laccio
cantora de ópera
Depois de ganhar uma bolsa para estudar no Royal College of Music, tudo mudou na vida de Gabriella Di Laccio. Ela fez pós-graduação em Perfomance de Ópera e estabeleceu-se em Londres. E é na capital londrina, esta cantora de ópera brasileira tem desenvolvido a sua carreira nos últimos 10 anos.
Conheça mais:
A pianista brasileira Clélia Iruzun no Bolívar Hall
Juntando estilos musicais e músicos diferentes
Além da carreira solo, Gabriella também tem participado de concertos como integrante de orquestras de câmera. Tem também levado sua voz além dos limites da Inglaterra. Regularmente, ela vai ao Brasil para apresentações. Em uma experiência que vai da música barroca à bossa nova, ela formou, com mais 4 músicos de diferentes estilos e nacionalidades, o grupo Il Festino.

Gabriela Di Laccio
O vídeo acima foi produzido durante apresentação do evento Encounter, no Bolivar Hall, da Embaixada da Venezuela em Londres. É um resumo do belo resultado de um grande encontro. Com um repertório que vai do século XVI aos século XX, e instrumentos barrocos e contemporâneos, mais a voz privilegiada de Gabriella Di Laccio, é um convite ao deleite. Mesmo os ouvidos menos acostumados à música clássica-erudita não conseguem recusar.
A ideia do Il Festino atinge plenamente o objetivo de mostrar que a música, não importa a época, estilo ou origem, não conhece fronteiras. Na entrevista com Gabriella fica muito claro que ela não é apenas uma cantora erudita. Gabriella Di Laccio é uma promotora da cultura brasileira e sul-americana na Europa.
Embora o público brasileiro que aprecia música desse gênero ainda seja muito pequeno, Gabriella aponta uma razão que deve ser levada em conta para essa limitação: o preço dos ingressos. E aí é que entra a importância de registros de concertos como esse, pelo Canal Londres.
Assim como outros vídeos onde registramos pianistas como Carla Ruaro, e Clélia Iruzun, esta é uma pequena, porém valiosa, contribuição para que mais brasileiros possam desfrutar de uma música que, normalmente, está fora do alcance do grande público.