geffrye museum
design de interiores
O Geffrye Museum é um museu dedicado ao design de interiores.
É um lugar que conta a história de como a decoração das casas e escritórios evoluíram na Inglaterra. É um passeio que começa nos tempos vitorianos e vem até os dias de hoje. Um passeio que fala muito do modo de vida dos britânico.
Descubra mais:
Um museu dedicado à memória de Freud em Londres
Da cozinha da casa aos modernos escritórios
Só para citar um exemplo, uma visita ao museu pode ensinar muito sobre a hierarquia dos cômodos da casa, por exemplo. Você vai perceber como a cozinha teve sempre um papel secundário no interior das casas britânicas. Na Era Vitoriana, quando muitas casas foram construídas para a população, além de pequena, a cozinha fica em um canto, nos fundos da casa, quase escondida.
Talvez daí venha a explicação para que a culinária inglesa não tenha o peso da francesa e italiana, por exemplo. Recentemente, graças a nomes com Jamie Oliver, entre outros, eles começaram a dar mais atenção à arte de cozinhar.
Geffrye Museum – corredores que contam uma história
O museu é organizado de forma a proporcionar ao visitante uma viagem cronológica. Você entra e começa uma viagem do passado até os dias de hoje. À medida em que caminha, vai-se descobrindo a forma muito peculiar com que os ingleses desenvolveram o design de móveis, objetos, papéis de parede e os espaços das suas casas.
Mas não é só isso: ele também é uma grande fonte de pesquisa, não apenas pelo material que expõe, mas também pela literatura que disponibiliza para consultas. é um lugar para se passear e aprender ao mesmo tempo, como acontece com todo bom museu.
E, como diz a própria Heloísa, só o jardim e a casa que abriga o acervo do museu já são uma excelente opção de passeio num fim de semana de verão. Outro fator que a gente não pode esquecer de registrar: mantendo a tradição londrina em relação aos museus, você não paga para entrar. É só chegar.

Heloiísa Righetto
Assim como Geffrye, o Freud Museum e o Museum of Brands, são exemplos de museus que não estão no circuito mais turísticos, mas que valem a pena visitar. Então, é só clicar e entrar. Para chegar lá é muito simples: ele fica, precisamente, na frente da estação de Hoxton, no leste da cidade. Mas como a parte que fica na frente da estação é a lateral do museu, você precisa andar um pouco em direção à entrada.
Mas comece acompanhando Heloisa Righetto, nossa apresentadora, no vídeo acima. Não tem como errar. E, assim como a visita ao vivo, aqui em nosso vídeo também é de graça.
Horários:
O museu está aberto a visitas todos os dias das 10h às 17h, inclusive nos feriados. A entrada é franca.
End e tel: