gladys 10 anos depois
10 anos depois, Gladys Cavalcante volta a 2009.
Como parte das celebrações dos 10 anos do Canal Londres, a sua tv online, decidimos fazer uma volta no tempo. Para nos acompanhar nessa viagem ao passado, convidamos Gladys a relembrar 2009 e a contar um pouco do que aconteceu com ela ao longo da última década. A escolha dela é muito simbólica: foi com Gladys que produzimos o nosso primeiro vídeo.

Gladys Cavalcante
10 anos depois – muitas lembranças
Como não poderia deixar de ser, as lembranças que Gladys guarda estão ligadas ao universo da dança, onde ela trabalha. Quando a conhecemos, ela dava aula de dança de gafieira, junto com Kleber Saúde, que viria a se tornar apresentador da série Dicas, que a gente produz desde aquele ano. Gladys dança e ensina, mas a atuação dela é bem mais abrangente.

Gladys Cavalcante
É uma das primeiras coisas que notamos 10 anos depois do primeiro vídeo: Glades continua fiel à paixão pela dança. De certa forma, pode-se dizer que ela encara o trabalho como uma missão. Ao longo dos anos o trabalho de divulgação dos nossos ritmos mais dançantes, como o samba, forró, samba de gafieira, fazem parte dessa missão.

Gladys Cavalcante
Feito um filme que revela o passado, durante a nossa caminhada ao longo do Regent’s Canal, Gladys relembra 2009 como um ano muito especial. Não apenas para ela, mas para as expressões da cultura brasileira em Londres. Especialmente para a dança, foi um ano de realizações de festivais, que aumentaram a visibilidade de muitos profissionais brasileiros.

Gladys Cavalcante
Nos anos seguintes, além de levar o samba de gafieira para países como a Polônia, ela guarda dois momentos muito especias na carreira. O primeiro é a participação dela no popular programa de tv Britain Got Talent. O segundo, e ainda mais especial, foi a apresentação durante os Jogos Olímpicos de Londres. Foi a chance de mostrar pro mundo a riqueza da nossa dança.

Gladys Cavalcante
Também há lembranças não tão felizes, como o fechamento do Guanabara. Durante muito tempo, o clube foi uma espécie de reduto brasileiro na noite londrina. Inúmeros artistas se apresentaram no palco do Guanabara. Era ponto de encontro que conectava artistas, assim como os brasileiros, britânicos e europeus. Muita gente aprendeu a dançar samba e forró com as aulas de Gladys e outros profissionais brasileiros da dança.

Regent’s Canal
Mesmo quem conhece Gladys Cavalcante mais de perto, pode ser surpreendido pela parte final desse passeio no tempo. Em 2014, durante uma viagem a trabalho, ela sofreu um grave acidente de carro na Áustria. O longo período de recuperação parecia anunciar o final de uma carreira.

Gladys Cavalcante
Aos poucos, porém, foi-se revelando o início de um novo ciclo. Gladys voltou o olhar para o lado mais humano do trabalho. Hoje, ela desenvolve um trabalho voltado para pessoas com algum tipo de deficiência. E afirma: 10 anos depois, a paixão pelo que faz continua mais viva que nunca.