gladys 10 anos depois

10 anos depois, Gladys Cavalcante volta a 2009.

Como parte das celebrações dos 10 anos do Canal Londres, a sua tv online, decidimos fazer uma volta no tempo. Para nos acompanhar nessa viagem ao passado, convidamos Gladys a relembrar 2009 e a contar um pouco do que aconteceu com ela ao longo da última década. A escolha dela é muito simbólica: foi com Gladys que produzimos o nosso primeiro vídeo.

Gladys Cavalcante

Gladys Cavalcante

10 anos depois – muitas lembranças

Como não poderia deixar de ser, as lembranças que Gladys guarda estão ligadas ao universo da dança, onde ela trabalha. Quando a conhecemos, ela dava aula de dança de gafieira, junto com Kleber Saúde, que viria a se tornar apresentador da série Dicas, que a gente produz desde aquele ano. Gladys dança e ensina, mas a atuação dela é bem mais abrangente.

Gladys Cavalcante

Gladys Cavalcante

É uma das primeiras coisas que notamos 10 anos depois do primeiro vídeo: Glades continua fiel à paixão pela dança. De certa forma, pode-se dizer que ela encara o trabalho como uma missão. Ao longo dos anos o trabalho de divulgação dos nossos ritmos mais dançantes, como o samba, forró, samba de gafieira, fazem parte dessa missão.

Gladys Cavalcante

Gladys Cavalcante

Feito um filme que revela o passado, durante a nossa caminhada ao longo do Regent’s Canal, Gladys relembra 2009 como um ano muito especial. Não apenas para ela, mas para as expressões da cultura brasileira em Londres.  Especialmente para a dança, foi um ano de realizações de festivais, que aumentaram a visibilidade de muitos profissionais brasileiros.

Gladys Cavalcante

Gladys Cavalcante

Nos anos seguintes, além de levar o samba de gafieira para países como a Polônia, ela guarda dois momentos muito especias na carreira. O primeiro é a participação dela no popular programa de tv Britain Got Talent. O segundo, e ainda mais especial, foi a apresentação durante os Jogos Olímpicos de Londres. Foi a chance de mostrar pro mundo a riqueza da nossa dança.

10 anos depois

Gladys Cavalcante

Também há lembranças não tão felizes, como o fechamento do Guanabara. Durante muito tempo, o clube foi uma espécie de reduto brasileiro na noite londrina. Inúmeros artistas se apresentaram no palco do Guanabara. Era ponto de encontro que conectava artistas, assim como os brasileiros, britânicos e europeus. Muita gente aprendeu a dançar samba e forró com as aulas de Gladys e outros profissionais brasileiros da dança.

regent's canal

Regent’s Canal

Mesmo quem conhece Gladys Cavalcante mais de perto, pode ser surpreendido pela parte final desse passeio no tempo. Em 2014, durante uma viagem a trabalho, ela sofreu um grave acidente de carro na Áustria. O longo período de recuperação parecia anunciar o final de uma carreira.

Gladys Cavalcante

Gladys Cavalcante

Aos poucos, porém, foi-se revelando o início de um novo ciclo. Gladys voltou o olhar para o lado mais humano do trabalho. Hoje, ela desenvolve um trabalho voltado para pessoas com algum tipo de deficiência. E afirma: 10 anos depois, a paixão pelo que faz continua mais viva que nunca.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv