glastonbury
maior festival do reino unido

Glastonbury, o maior festival do Reino Unido, um oásis para quem curte muita festa, rock, paz e amor, acontece quase todo ano no mês de junho numa fazenda na região de Somerset. Entre as atrações de 2017 estão Radiohead, Foo Fighters, Ed Sheeran, Katy Perry e muitos outros nomes conhecidos. A lama também é presença certa no evento, por isso os participantes levam na mala suas Wellington boots.

bandeiras em glastonbury

Foto: Aline Souza

Glastonbury – mais que um festival de música

Glastonbury não é um simples festival de música, mas uma fazenda que se torna um grande vilarejo de aproximadamente 150.000 habitantes, que vivem intensamente uma atmosfera de festa por cinco dias. Imagine uma área de 450 hectares povoada por pessoas alegres, barracas de acampamento, palcos e inúmeros lugares para comer e beber, com milhares de atrações de música, dança, teatro, circo e outras artes, e paz e amor, claro. Uau.

glasonbury fields

Foto: Aline Souza

Onde e quando acontece

O festival acontece quase todo ano, no solstício de verão, numa fazenda em Pilton, na região de Somerset, interior da Inglaterra, 220 Km a oeste de Londres. O local chama-se Worthy Farm e é propriedade do fundador do evento, Michael Eavis, que criou o Glastonbury inspirado pelo Festival de Blues de Bath, quando assistiu a uma apresentação do Led Zeppelin no ano anterior, em 1969.

A primeira edição do festival ocorreu em 1970, um dia após a morte de Jimi Hendrix. Aproximadamente 1.500 pessoas compareceram ao evento e o ingresso custava 1 libra, com direito ao leite fresco das vacas da fazenda. No ano seguinte, o evento tomou já maiores proporções e um pouco do formato que existe hoje, incluindo o nome de Glastonbury e a construção da primeira versão do famoso palco, the Pyramid Stage.

vaca bebendo lama

Foto: Aline Souza

Em Glastonbury você também encontra uma forte presença de grupos espirituais, de igreja cristã a hare krishnas. Em 2015, o festival teve uma visita muito especial, o Dalai Lama. Ele visitou os monges que estavam por lá, almoçou com eles e marcou presença no Palco da Pirâmide.

Palcos e Bandas no Festival

A maioria das bandas inglesas passam por Glastonbury. Coldplay, por exemplo, já tocou em 4 edições do evento, e em 2011, o show deles foi eleito o melhor momento do festival.

coldplay in glastonbury

Foto: Aline Souza

O evento conta com cerca de trinta áreas, onde shows e outras apresentações acontecem. São mais de dez grandes palcos e dezenas de tendas e locais onde bandas se apresentam e DJs animam grandes festas.

palco glastonbury

Foto: Aline Souza

Grandes estrelas no palco principal 

O palco mais importante do evento é o Pyramid Stage, a pirâmide simboliza a mágica do Festival. O palco da pirâmide é onde as principais atrações do evento se apresentam. Dentre os grandes nomes que se apresentaram no Palco da Pirâmide, podemos citar David Bowie, The Rolling Stones, Radiohead, Oasis, Franz Ferdinand, U2, Neil Diamond, Shakira, Johnny Cash, Peter Gabriel, Van Morrisson, Sinead O’Conner, Bjork, English National Opera, REM, Coldplay, Robbie Williams, Beyonce, Willie Nelson, Metallica, Lily Allen, Bruce Springsteen, Pet Shop Boys, Black Eyed Peas, Morrissey, Paul McCartney, Scissor Sisters, Tony Bennet, Roger Water’s Pink Floyd, Rod Stewart, Jimmy Cliff e a lista continua.

pyramid stage

Foto: Bússola Cultural

A programação completa do festival pode ser vista aqui: http://www.glastonburyfestivals.co.uk/line-up/line-up-2017/?stage, mas melhor ainda é baixar o aplicativo oficial do evento (Glastonbury Festival 2017).

Devido a dimensão do local e terreno, prepare-se para andar bastante na locomoção entre as diferentes áreas do festival.

Glastonbury também é um evento família

Existe uma infinidade de atividades para crianças em Glastonbury. Kid Field é o festival de crianças dentro do Festival, com brinquedos para todas as idades. Além disso existe também uma área verde, The Green Kids Area, com atividades de aventura, como muros de escalar, barcos de madeira e espaço para gastar energia. Workshops e shows de teatro e circo completam a programação.

helter skelter glastonbury

Foto: Aline Souza

Há também uma área de camping reservada para famílias e é aconselhável reservar lugar com antecedência porque tende a lotar muito rapidamente.

Infra-estrutura: como comer, dormir e tomar banho?

O website do evento tem simplesmente toda e qualquer informação que você precisa saber para aproveitar essa experiência ao máximo. Lá você encontra detalhes sobre: o que levar na mala, e o que não levar também, dicas com crianças, dinheiro, comidas, compras, guarda-volumes, ajuda médica e primeiros socorros, redução de crimes e segurança pessoal, bebidas, drogas, barulho, chuveiros, banheiros, água, suporte espiritual e até informação de que ali não é possível realizar casamentos. Glastonbury decididamente não é Las Vegas. Se você é curioso, confirme tudo aqui: www.glastonburyfestivals.co.uk/information/

As pessoas dormem em barracas de camping ou “glamping”, tendas mais sofisticadas que podem chegar a custar 7,000 libras.

cabanas em glastonbury

Foto: Franco Farrell

Glastonbury é também famoso por ter um dos melhores mercados de comida do mundo, com mais de 250 barracas de comidas de vários locais do mundo, para todos os gostos e bolsos.

Banho não é coisa para muitos por ali, inclusive a organização do festival explica que devido a limitação de água no local, é recomendável que você leve lenços umedecidos para higiene pessoal. Isso para o brasileiro pode ser assustador, mas como muitos entram no clima e não sentem falta de banho, para aqueles que desejam o banho é difícil mas sim, é possível.

banheiros em glastonbury

Foto: Franco Farrell

Como você está numa área de campo, qualquer chuva transforma o terreno em lama. Então os participantes do evento são aconselhados a levarem suas Wellington boots ou wellies, a forma como se chamam as botas de borrachas, as famosas 7 léguas.

Brasileiros no maior festival do Reino Unido

Para Aline Souza, brasileira que mora em Bristol e já está indo pela quinta vez ao evento, “Glastonbury são as melhores férias do ano! O ambiente é maravilhoso, um lugar onde você tem liberdade total do que quer fazer, assistir, e esquece da vida. É muito relaxante, tranquilo, paz e amor, festa para todos os gostos e tribos.” Aline tem muitos amigos que frequentam o evento com filhos e ela confirma que também levaria toda a família sem nenhum problema.

lama em glastonbury

Foto: Aine Souza

Cristine de Paula, brasileira que mora em Londres, faz uma comparação interessante: “Festivais estão para a Inglaterra assim como o Carnaval está para o Brasil.” E Glastonbury, além de ser o maior festival do Reino Unido, também é o melhor de todos. O clima é de festa e a sensação de liberdade é digna dos nossos Carnavais (alô Olinda!). Alguns se fantasiam, pintam a cara e tem sempre aqueles que se jogam de peito aberto na lama – um show à parte!”.

Descubra mais:

Brazilica – Festival da Cultura Brasileira em Liverpool

Cristine ainda complementa, “nesses dias de festa os ‘foliões’ ou ‘festival goers’ como são chamados aqui, se dedicam a curtir o verão (o sol é opcional, a lama é tradicional), ouvir muita música, dançar, cantar, beber e para os solteiros, paquerar muito. Vão pessoas de todas as idades: inclusive bebês, devidamente equipados com fones de ouvidos para protegê-los do barulho excessivo. Ir a um festival é com certeza uma experiência maravilhosa e uma chance incrível de ver os ingleses super relaxados e festivos!”

palco glastonbury

Foto: Bússola Cultural

Ingressos

Ingressos pro Glastonbury são esgotados rapidamente. Em 2016, 120.000 ingressos foram vendidos com menos de 30 minutos após o início das vendas.

Em 2017, o ingresso custou £238 + £5 de taxa por ingresso (crianças até 12 anos não pagam). O ingresso pode ser caro mas vale muito a pena. Com ele, você tem direito a:

entrada no festival com mais de 3,000 apresentações, em mais de 100 palcos e tendas.
– cinco noites de acampamento.
– programa, mini-guia e aplicativo de celular do evento.
– jornal grátis.
– carregador de celular.
– madeira para fogo grátis.
– acesso ao Kidzfield, com toda a parte de diversão e atividades para crianças, tudo incluso no preço do ingresso.
– doações a instituições de caridade, como Greenpeace, Oxfam, Wateraid, dentre outras.
– colaboração com fundos de melhoria a infraestrutura do festival e impacto ambiental.

boneco david bowie em glastonbury

Foto: Franco Farrell

Se você curtiu muito esse post, compartilhe-o e organize-se para estar no evento em 2019. Em 2018 não vai haver carnaval, ops Glastonbury, porque de tempos em tempos (em geral a cada 5 anos) o maior festival do Reino Unido dá uma parada para colocar a Worthy Farm em ordem. É o que eles chamam de “a follow year”, o ano de descanso do terreno.

Denise Neves

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv