grã-bretanha, inglaterra
e reino unido
entenda as diferenças

No que a Grã-Bretanha, Inglaterra e Reino Unido são diferentes? É normal a confusão  ainda tem mais: a Inglaterra faz parte da Grã-Bretanha e do Reino Unido? A Grã-Bretanha é um país? E o Reino Unido é um país, uma reunião de países ou os dois? Para diferenciar e entender como os 3 se relacionam é preciso olhar a geografia e a política-administrativa das 3 regiões. Então, vamos aos mapas.

mapa da europa

Mapa da Europa

Descubra mais:

A diferença entre as bandeiras da Inglaterra e do Reino Unido

Saiba mais sobre a história da Inglaterra visitando o nosso blog

O Reino Unido no mapa da Europa

A melhor maneira de entender as diferenças entre a Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido, é entender como eles estão dentro do mapa da Europa. Com toda a discussão sobre o BREXIT, muita gente chega a pensar que o Reino Unido não vai fazer mais parte da Europa. Não é verdade.

Geograficamente, todo mundo vai continuar aprendendo que o Reino Unido é parte da Europa. O que muda é em relação à União Europeia, com o Reino Unido deixando de ser um dos seus membros. Também é importante observar que o Reino Unido está fora da parte continental da Europa. Trata-se de um país formado por 4 países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

mapa da grã-bretanha

Mapa da Grã-Bretanha

A Grã-Bretanha e o Reino Unido – diferenças

Como mostra o mapa da Europa, o Reino Unido está separado da Europa. Ele está situado no arquipelágo formado por mais de 6 mil ilhas, muitas delas minúsculas. Pois bem, a Grã-Bretanha é a maior de todas as ilhas britânicas e é formada por 3 países: Inglaterra, Escócia e País de Gales. Em 1706, a Inglaterra e a Escócia assinaram o “Tratado da União” e formaram o Reino da Grã-Bretanha. Nesta época, o País de Gales não era apenas parte do Reino da Inglaterra.

Essa união durou até 31 de dezembro de 1800. Decidiu-se, então, pela formação do Reino Unido, que seria a junção da Grã-Bretanha com a Irlanda do Norte. Londres passou a ser a capital do Reino Unido e sede do Parlamento Britânico. Por isso, que a Grã-Bretanha existe geograficamente, mas não como um país. Já o Reino Unido é um país formado pela união de 4 países.

mapa do reino unido

Mapa do Reino Unido – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte

E o caso das duas Irlandas?

Assim como as diferenças entre Grã-Bretanha, Reino Unido e Inglaterra, a diferença entre a República de Irlanda e a Irlanda do Norte ainda é motivo de confusão. No passado, a Irlanda era formada por diversas tribos e dividida em 5 regiões. Em 1175, ela foi dominada pelo Rei Henrique II e passou a fazer parte da Inglaterra. Isso nunca foi bem aceito pelos irlandeses, que agora tinha que pagar impostos e obedecer as leis inglesas.

Quando Henrique VIII criou a Igreja da Inglaterra, separando-se do Vaticano, a situação piorou: a Irlanda, um país católico, estava sob o controle de um país protestante. Para resumir: depois de muitas lutas, em 1921, foi declarada a independência da Irlanda. Mas essa independência não veio em sua totalidade. O norte continuou sob domínio inglês. Por isso, temos duas Irlandas, uma independente, que faz parte da União Europeia e a Irlanda do Norte, como parte do Reino Unido.

mapa da inglaterra

Mapa da Inglaterra

Inglaterra – o mais poderoso país do Reino Unido

A Inglaterra, cuja capital é Londres, sempre foi o mais poderosos dos países que são parte da Grã-Bretanha. Com a formação do Reino Unido, isso fica ainda mais claro, com a escolha de Londres para ser sede do parlamento. Ou seja, o centro das decisões políticas que afetam os 4 países do Reino Unido, fica na capital inglesa. Uma curiosidade: Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales possuem seus próprios parlamentos, com autonomia limitada. Ironicamente, a Inglaterra não tem um parlamento para chamar de seu.

Mapas do Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha

Mapas da Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

A bandeira da Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos

Só para adicionar um pouquinho mais de confusão, existe um momento em que a Grã-Bretanha existe como país: nos Jogos Olímpicos, eles concorrem com o nome de Grã-Bretanha. Ou seja: no quadro de medalhas, as conquistas de escoceses, ingleses, galeses, irlandeses do norte e de mais algumas ilhas do arquipélago são contadas como de um só pais.

No entanto, os atletas irlandeses podem escolher se querem disputar representando a Irlanda do Norte ou a Grã-Bretanha. Já no futebol, é cada um por si. É por essas e outras que muita gente diz que os britânicos são um povo estranho.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv