lata street culture festival 2015

O grafite brasileiro em Londres ganhou mais espaço com a realização do Lata Street Culture Festival 2015, que aconteceu entre os dias 6 e 8 de agosto. O festival foi iniciativa da Pigment, que representa artistas na Europa, e da Braziliart, promotora de arte e cultura em Londres.

A parceria fez com que fosse possível trazer alguns dos nomes de prestígio do grafite e da arte de rua brasileiros para a edição 2015. O evento aconteceu na Red Gallery.

lata art street festival

Walska Nomura

Veja mais:

O grafite do artista Onesto em Londres

Aproveitamos a oportunidade para registrar  um resumo do que aconteceu durante os 3 dias do LATA. Para tanto, nada melhor que conversar com os seus organizadores: Alícia Bastos e Anselmo Dutra, diretores da Braziliart e da Pigment, respectivamente. Eles apresentaram o conceito e os objetivos do LATA, bem como realçam o significado dessa parceria. Ao mesmo tempo, eles foram apresentando os artistas convidados, com quem conversamos.

onesto em londres

Onesto

Marcas brasileiras no quarteirão

Embora o festival tenha acontecido em  galeria, as atenções também estavam voltadas para a rua.  Ocupando o quarteirão, 4 artistas deixavam marcas do grafite brasileiro em Londres: Onesto, Waleska Nomura, Thiago “Goms” e Onio. Cada um deles com liberdade para expressar suas mensagens. São trabalhos belíssimos, de artistas que já conseguiram construir um nome no circuito da street art no Brasil e na Europa.

street art

Thiago “Goms”

Na parte interna da galeria, além de trabalhos de alguns dos artistas citados, também exibia obras de mais dois nomes: Bunheirão e Ananda Nahu. O espaço também foi usado para outras atividades, como a exibição do filme Pixadores.

onio em londres

Onio

No final, para fechar com chave de ouro, foi realizada uma festa de encerramento. A festa foi comandada por DJs brasileiros que vivem em Londres. Foi uma forma de reunir organizadores, artistas e o público que prestigiou a realização do LATA.

Realizações como estas, que exigem esforço e vontade, devem ser sempre valorizadas. Afinal, cada artista ali presente representa um pedaço da nossa cultura. A presença do grafite brasileiro em Londres é  uma parte nossa identidade em exposição e uma prova do prestígio da nossa arte de rua na Europa.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv