grand bazaar
mercado de istambul

Grand Bazaar, em Istambul, é onde os turcos praticam a arte de negociar.

Com tantos vendedores habilidosos, um dos segredos é sempre resistir e barganhar os preços. Mas existem outras razões para você colocar este grande mercado no seu roteiro de viagem: milhares de lojas com uma infinidade de produtos e uma arquitetura fascinante.

Ele está localizado no distrito de Fatih, um lugar que também merece a sua visita. Para guiar você neste imenso labirinto, com mais de 3 mil lojas, marcamos um encontro com o brasileiro Rafael Medeiros. De tão apaixonado pela cidade, ele adotou a Turquia como pátria.

Grand Bazaar Istambul

Grand Bazaar – Istambul

Explore mais:

Vídeo do Canal Londres leva você ao lado asiático de Istambul

Quando visitou a capital turca pela primeira vez, Rafael não fazia ideia do impacto que a cidade teria sobre a sua vida. Hoje,  Isso foi em 2012. Hoje, sente-se casa. Ele estuda Sociologia e Antropologia na Universidade de Istambul. A convivência com uma família turca, que o adotou como filho mais novo, tornou mais fácil o aprendizado da língua. Consequentemente, isso facilitou  a integração à cultura local.

Grand Bazaar Istambul

Grand Bazaar – nada como um guia local

A gente não podia pedir guia melhor. Este grande centro de compras na maior cidade da Turquia parece infinito. Seguindo Rafael pelos corredores infinitos do Grand Bazaar, ficou mais fácil não se perder. Também aprendemos sobre a sua origem e descobrimos que é um dos maiores mercados cobertos do mundo.

São mais de 3 mil lojas vendendo de tudo: roupas, objetos para decoração, tapetes, luminárias, azulejos. A lista não cabe aqui. Ele faz parte da estrutura da Mesquita de Sultan Ahmed. Sua construção foi iniciada em 1455, o que o torna um dos mercados mais antigos do planeta.

Grand Bazaar Istambul

Grand Bazaar – Istambul

Lógica no meio do caos

Mas o que, em princípio, parece caótico, vai ficando mais lógico, à medida em que você vai se familiarizando com o espaço. São mais de 50 ruas cobertas. Há corredores específicos para determinados produtos. O corredor dos tapetes. O espaço das luminárias. A área dos metais preciosos. Roupas, tecidos, utensílios domésticos. Cada coisa no seu lugar.

É um vasto mundo de produtos. São  milhares de vendedores disputando a atenção de quem passa. Sempre vale a pena parar e entrar em algumas lojas, como fizemos, na companhia do nosso guia em Istambul.

Grand Bazaar Istambul

Para vender, vale até citar um craque do futebol

Na briga pelo turista brasileiro, uma das grandes armas é o nome do jogador Alex Souza. Ele se tornou uma espécie de Deus para os torcedores turcos. Ao perceber que o turista é brasileiro, o nome de Alex frequentemente vem à tona. No Grand Bazaar, muitos vendedores dominam um pouco de português. Alguns até surpreendem pela quantidade de informação que têm sobre o Brasil.

Grand Bazaar Istambul

Mas você não deve se levar fácil por todo esse charme dos vendedores turcos. Pechinchar é a palavra-chave no Grand Bazaar. Essa foi uma das lições que aprendemos com Rafael. Durante uma compra que ele realizou, aproveitou para mostrar como negociar. A grande vantagem desse passeio em vídeo é que você nem precisa se preocupar com a carteira.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv