city of london
centro histórico e financeiro

uma londres dentro da outra

Aqui, começa a caminhada da nossa série com Vania Gay. Ela é Guia de Turismo Credenciada, com o mais alto certificado na sua área, no Reino Unido, o Blue Badge. Ainda não se inventou maneira melhor de se conhecer uma cidade do que uma boa caminhada. E se essa caminhada é na companhia de uma guia profissional, fica simplesmente perfeito.

VaniaGayComplete

Guia Londres – Guildhall, o ponto de partida

É isso que você vai ter neste vídeo que a gente gravou pela City, centro histórico e coração financeiro de Londres, com muitas atrações turísticas, na companhia de Vania, brasileira, gaúcha, que vive na cidade há quase 30 anos. As descobertas que provavelmente vão surpreender mesmo pessoas que conhecem bem a cidade, começam no Guildhall , um prédio secular, que ainda mantém parte do que sobreviveu ao grande incêndio de 1666. Ali fica  o centro administrativo e de cerimônias oficiais da City e suas corporações. As marcas dos romanos, fundadores de Londres, ainda estão presentes ali.

guia londres

A galeria de arte, a igreja, a prefeitura, o banco

Você vai conhecer também um pouco da história da Guildhall Art Gallery, assim como da St Lawrence Jewry, igreja oficial do Lord Mayor of London, o prefeito da City. No interior da galeria, o destque são as ruínas de um anfiteatro romano, em seu interior.De lá, Vania leva você para conhecer um pouco do coração financeiro de Londres, onde fica o Bank of England, correspondente ao que é o Banco Central para os brasileiros. A gente não vai estragar as surpresas mas podemos adiantar que é um lugar tão importante que você vai encontrar poucas áreas no mundo onde a preocupação com a segurança é tão grande.

guia londres

A Grande Londres e a City of London

Entre outros pontos turísticos e de interesse, vamos passar também pela casa do Lord Mayor of London. Muita gente não sabe, mas a City é uma região autônoma e não está submissa à autoridade do prefeito de Londres.  Ela elege, inclusive os seus vereadores. Ou seja: ela é uma cidade dentro da capital londrina. O mesmo acontece com a City of Westminster. Por isso é bom saber a diferença: nem sempre quando se fala da City of London estar-se referindo a Londres. Para diferenciar, pode-se usar o termo Great London, a Grande Londres, que é mais abrangente. Enquanto você caminha com a Vânia, aqui e ali, ela conta uma história relacionada a símbolos, acontecimentos que marcaram a história deste pedaço da cidade e muito mais.

guia londresPara finalizar, Vania caminha pelas ruas estreitas que conduzem à Jamaica Wine House. É um lugar que entrou para história por ter sido a casa onde o café foi provado pela primeira vez em solo britânico. Acabou tornando-se o centro de comércio dessa bebida tão familiar ao paladar brasileiro. Aprender é sempre bom, portanto, prepare-se para conhecer a City pelas mãos e conhecimentos de Vania. Bom passeio.