passeio pela história
de st james
Prepare-se para um passeio pela história de St James, no centro de Londres.
Localizada no centro da cidade, a região se desenvolveu em torno do palácio de mesmo nome. Durante mais de 300 anos, o palácio foi sede oficial da realeza britânica. Este é o tema de mais um vídeo da série Guia Londres.
Conheça mais:
A história de uma das regiões mais exclusivas de Londres
Vânia Gay, nossa guia de turismo credenciada, começa o passeio a partir do próprio palácio. De lá seguimos por uma das regiões tão visitada por turistas do mundo inteiro. Infelizmente, a grande maioria desconhece a riqueza e a tradição que aquelas ruas guardam.
St James e o Grande Incêndio de 1666
É uma área que cresceu em torno do palácio, mas o Grande Incêndio de 1666 foi o fator determinante para grandes mudanças. Com a destruição da City of London, pelas chamas do Grande Fogo, muita gente mudou para aquela região. Com isso surgiram muitas lojas e clubes destinados aos “Gentlemen de St James”.
Lojas com selo real
Com Vânia, você vai conhecer alguns desses lugares que fazem parte da história de Londres. A primeira parada é na loja que foi pioneira na venda de vinhos para a família real, a Barry Bros & Rudd. Ela guarda muita história desde que foi aberta como uma loja de café.
Em seguida, você vai conhecer a Lock & Co Hatters. Especialista em chapéus, ali foram inventados o chapéu coco e a cartola. Na passagem pela John Lobb, que faz sapatos sob medida, Vânia aproveita para mostrar os símbolos na fachada da loja. Eles mostram que ela é credenciada para fornecer produtos e/ou serviços à família real. Este selo chama-se Royal Warrant.
Nomes famosos em St James
A caminho do Dukes Hotel, muito frequentado por membros da aristocracia e por quem procura um lugar discreto, uma passada especial. Trata-se da casa de onde o grande compositor Frederic Chopin saiu para o seu último concerto.
Ao chegar no Dukes Hotel, Vania revela que ele era frequentado por Yan Fleming, o criador de James Bond. No bar do hotel, foi inventado o famoso coquetel Shake don’t Stir, que aparece nos filmes do detetive que é o mais famoso personagens do cinema inglês.
Clubes do Bolinha
Aliás, ao ver o nosso vídeo você também descobre a origem do nome do famoso agente de Sua Majestade. Continuando a nossa caminhada chegamos a Stanford, pátio que guarda mais de 300 anos de histórias. A área onde fica hotel de mesmo nome, ainda guarda as características da arquitetura original. No passado, era em Stanford que ficavam os estábulos do Palácio.
Curiosamente, algumas das suítes ainda são identificadas pelos nomes de cavalos famosos. Subindo a rua principal, Vânia conta a origem e apresenta 2 Gentlemen’s Clubs, o Boodle’s e o Brook’s. Neste último, foi inventado o sandwich. Redutos exclusivos do universo masculino, reuniam nomes da aristocracia, grandes políticos, escritores famosos e ricos da época. Nestes clubes, eles se reuniam para trocar ideias, beber e jogar.
Beau Brummell – inventor do terno
Para fechar com chave de ouro esse passeio pela história de St James, Vânia mostra a estátua em homenagem a Beau Brummell. Ele é considerado o inventor do terno, e tem a vida marcada por histórias curiosas. É um personagem único e considrado o precursor do metrosexualismo.
É muita muita informação num passeio que, para você, vai tomar apenas alguns minutos. Quem curte aprender história enquanto faz turismo não pode perder. O Canal Londres assina embaixo.