hackney wick
de área industrial
a espaço de arte
Hackney Wick, é um exemplo de como Londres mudou ao longo dos anos.
Durante o século XIX, a Hackney Wick, situado no leste da cidade, se desenvolveu como um polo industrial. Tudo começa no final do século XVIII, quando os moinhos de agua da região foram adaptados para a produção de seda. Hackney Wick se transformou em uma área populosa e ficou marcada pelo pioneirismo.
Descubra mais:
Um passeio pelo grafite e a arte de rua, em Shorditch
Rotherhithe, ponto de partida dos ingleses para construir a América do Norte
Hackney Wick – pioneirismo e empreendedorismo
Às margens do Lea, rio que possibilitou a industrialização da região, Hackney Wick viu surgir fábricas, exemplos de empreendedorismo . Foi ali, por exemplo, onde, pela primeira vez, foi produzindo o primeiro plástico sintético, inventado por Alexander Parkes.
Também foi em Hackney Wick que o termo “petrol” (gasolina), foi usado pela primeira vez, introduzido pela Carless, Capel & Leonard, uma destilaria de petróleo. Hackney Wick também foi a sede da British Perforated Paper Co, empresa onde foi inventado o papel higiênico,em 1880.

Silvino Ferreira Jr
De polo industrial a espaço para a arte de rua
Nas primeiras décadas do século XX, as atividades industriais começaram a entra em declínio. Ao longo anos, Hackney Wick passou por grandes transformações. Nos anos 60 a região edificações foram demolidas para dar lugar a novas casas. Mas foi com os Jogos Olímpicos de 2012 que vieram as grandes mudanças. A construção do Parque Olímpico, bem ao lado, deu novo impulso, e Hackney Wick passa a viver uma nova etapa: a era da arte de rua.

Hackney Wick
A nova era começa com artistas e designers ocupando e transformando os antigos galpões abandonados em estúdios. As paredes e muros passam a ser usados como telas para exibição de grafites e arte de rua. Surgem pubs, clubes noturnos, restaurantes, criando uma infra-estrutura para o turismo e o lazer.
Um rio e um canal: Lea Rive e Lee Navigation
Fundamental para a existência de Hackney Wick, o Lea River já desempenhava um papel importante desde o tempo dos romanos, os fundadores da capital inglesa. Por conta do rio, a área estava sempre sujeita a grandes enchentes, o que foi aliviado com a construção de canais. Um desses canais, o Lee Navigation, é, hoje, importante parte da vida dos moradores e turistas que visitam Hackney Wick. Suas margens são usadas por ciclistas e amantes de uma boa caminhada. Voce ainda vai encontrar bons bares e restaurantes ao longo do canal.

Arte do brasileiro Zezão em Hackney Wick
Como a arte de rua está em toda parte, ao longo das margens do Lee Navigation, voce sempre vai ver bons exemplos de trabalhos de artistas conhecidos e anônimos. A nossa caminhada nos presenteou com um grafite do consagrado artista brasileiro Zezão, sob uma das pontes que ligam as duas margens do canal.
São muitas as razões para voce tirar uma tarde para um passeio por este lugar muito especial, em Londres. O nosso video acima pode ser um belo guia para o seu passeio. A partir da estação do Overground de Hackney Wick, o nosso editor mostra algumas das principais atrações locais e termina a caminhada em um pub diferente e muito especial. Voce só precisa ter o trabalho de conferir no vídeo acima.