hampton court palace
palácios em londres

O Hampton Court Palace, situado no sudeste de Londres, é um dos grandes legados de Henrique VIII, um dos mais controversos reis da história da Inglaterra. Mas o palácio não existiria sem existência do  poderoso Ministro-Chefe de Henrique VIII, Cardeal Thomas Wolsey. É um pouco da história deste palácio secular e alguns dos seus ilustres habitantes, que você vai acompanhar em uma série de vídeos com a nossa guia credenciada Vania Gay.

hampton court palace

Descubra mais:

A história do Palácio de Buckingham

Hampton Court Palace – um palácio à frente do seu tempo

Quando adquiriu as terras onde o Hampton Court Palace foi erguido, o Cardeal Wolsey tinha em mente um projeto ambicioso: construir um palácio como nenhum outro na Europa. A primeira versão do palácio continha muitas referências renascentistas, o que significava sofisticação e conhecimento. Para atingir este objetivo, ele investiu uma fortuna. Como destaca Vania, ao invés de usar pedras, ele mandou fabricar tijolos, que era muito mais caro. Rapidamente, se tornou um lugar frequentado pelos nobres. Também despertou os ciúmes do patrão, o Rei Henrique VIII.

palácio de hampton court

Vania Gay

Henrique VIII – um rei que gostava de casar e de palácios

Henrique VIII ficou conhecido por ter se casado diversas vezes e por ter mandado executar duas de suas esposas. Também foi o fundador da Igreja Anglicana, criada depois que o Papa se recusou a autorizar o seu segundo casamento. Mas Henrique VIII também era um apaixonado por grandes construções. Nenhum rei na história do Reino Unido construiu tantos palácios. Um dos grandes exemplos foi o Palácio de Whitehall, o maior da Europa, até ser destruído por um incêndio. É nesse contexto que se deve entender porque ele ficou enciumado ao perceber que o Palácio de Hampton Court era tão majestoso. Por isso, o Cardeal Wolsey foi obrigado a presentear Henrique VIII com a concessão do palácio.

palácio de hampton

A partir do momento em que o palácio passa a ser propriedade de Henrique VIII, há uma verdadeira revolução. Sobre a base existente, ele promove uma grande ampliação. Para se ter uma ideia, sob a nova administração, a cozinha é transformada para atender as comitivas que acompanhavam o rei. Estes grupos eram compostos por cerca de 600 integrantes. Ele também tratou de marcar o palácio com símbolos e ícones que representavam a dinastia dos Tudor.

símbolo de henrique VIII

Do estilo Tudor ao Barroco

Neste primeiro vídeo da série, Vania faz uma introdução com alguns dados históricos e algumas características do palácio que estão logo na entrada. Nos vídeos seguintes, você vai ver como o Hampton Court Palace evoluiu de uma arquitetura Tudor para o Barroco. Também vai passar pelo interior da grande cozinha, conhecer alguns dos belos jardins do palácio e vê-lo por dentro. É um passeio que você não pode perderhampton court palace

.Para você que quer visitar o palácio, precisa reservar um bom tempo, já que ele fica afastado das zonas mais centrais de Londres. O melhor é você ir para a estação de Waterloo e pegar um trem para a estação de Hampton Court. A viagem leva 35 minutos e você só vai andar cerca de 200 metros para chegar ao palácio. Só com as informações do vídeo acima, você já vai aproveitar muito mais a visita a esse lugar tão especial na história da Inglaterra e do Reino Unido. Você também pode acessar o site do palácio para saber mais.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv