hampton court palace
palácios em londres
O Hampton Court Palace, no sudeste de Londres, é um grande legado de Henrique VIII.
Mas o palácio de Hampton Court não existiria sem existência do poderoso Ministro-Chefe de Henrique VIII, Cardeal Thomas Wolsey. É um pouco da história deste palácio secular, e de alguns dos seus ilustres habitantes, que você vai acompanhar em uma série de vídeos com a nossa guia credenciada Vania Gay.
Descubra mais:
A história do Palácio de Buckingham
Hampton Court Palace – um palácio à frente do seu tempo
Quando adquiriu as terras onde o Hampton Court Palace foi erguido, o Cardeal Wolsey tinha em mente um projeto ambicioso: construir um palácio como nenhum outro na Europa. A primeira versão do palácio continha muitas referências renascentistas, o que significava sofisticação e conhecimento.
Para atingir este objetivo, ele investiu uma fortuna. Como destaca Vania, ao invés de usar pedras, ele mandou fabricar tijolos, que era muito mais caro. Rapidamente, se tornou um lugar frequentado pelos nobres. Também despertou os ciúmes do patrão, o Rei Henrique VIII.

Vania Gay
Henrique VIII – um rei que gostava de casar e de construir palácios
Henrique VIII ficou conhecido por ter se casado diversas vezes e por ter mandado executar duas de suas esposas. Também foi o fundador da Igreja Anglicana, criada depois que o Papa se recusou a autorizar o seu segundo casamento. Mas Henrique VIII também era um apaixonado por grandes construções. Nenhum rei na história do Reino Unido construiu tantos palácios.
Um dos grandes exemplos foi o Palácio de Whitehall, o maior da Europa, até ser destruído por um incêndio. É nesse contexto que se deve entender porque ele ficou enciumado ao perceber que o Palácio de Hampton Court era tão majestoso. Por isso, o Cardeal Wolsey foi obrigado a presentear Henrique VIII com a concessão do palácio.
A partir do momento em que o palácio passa a ser propriedade de Henrique VIII, há uma verdadeira revolução. Sobre a base existente, ele promove uma grande ampliação. Para se ter uma ideia, sob a nova administração, a cozinha é transformada para atender as comitivas que acompanhavam o rei. Estes grupos eram compostos por cerca de 600 integrantes. Ele também tratou de marcar o palácio com símbolos e ícones que representavam a dinastia dos Tudor.
Do estilo Tudor ao Barroco
Neste primeiro vídeo da série, Vania faz uma introdução com alguns dados históricos e algumas características do palácio que estão logo na entrada. Nos vídeos seguintes, você vai ver como o Hampton Court Palace evoluiu de uma arquitetura Tudor para o Barroco. Também vai passar pelo interior da grande cozinha, conhecer alguns dos belos jardins do palácio e vê-lo por dentro. É um passeio que você não pode perder.
Para você que quer visitar o palácio, precisa reservar um bom tempo, já que ele fica afastado das zonas mais centrais de Londres. O melhor é você ir para a estação de Waterloo e pegar um trem para a estação de Hampton Court. A viagem leva 35 minutos e você só vai andar cerca de 200 metros para chegar ao palácio.
Só com as informações do nosso vídeo você já vai aproveitar muito mais a visita a esse lugar tão especial na história da Inglaterra e do Reino Unido. Você também pode acessar o site do palácio para saber mais.