hengistbury head e mudeford
costa jurássica

Hengistbury Head e Mudeford ficam no condado de Dorset, sudoeste da Inglaterra. As duas são parte da Costa Jurássica um dos mais importantes sítios arqueológicos do Reino Unido e Patrimônio Cultural da Humanidade.

Os estudos geológicos dessa região têm registros que remontam 180 milhões de anos de história. Por isso vale a pena acompanhar o passeio que fizemos com a brasileira May Fassinger para conhecer um pouco de Hengistbury Head e Mudeford.

Heginstbury Head

May Fassinger

Descubra mais:

Um passeio de Maria Fumaça e muito romantismo

Hengistbury Head e Mudeford – localização estratégica

Uma das principais características de Hengistbury Head e Mudeford é a localização. Especialmente Hengistbury Head. Às margens do Canal da Mancha (Mar da Inglaterra, para os ingleses), dali para  Cherbourg-Octeville, no lado francês, a distância é de apenas 120Km. Outros lugares como Southhampton, Ilha de Wight e Christchurch ficam dentro de um raio de poucas milhas. Bournemouth, fica a 19 minutos, de carro.

costa jurássica

Heginstbury Head – assentamento celta

As marcas da presença humana em Hengistbury Head remontam o paleolítico. Em nosso passeio, May Fassinger destaca um evento de grande importância histórica: a ocupação de Hengistbury Head pelos Durotriges, uma tribo celta. Os estudos desse assentamento revelam, por exemplo, que era uma sociedade tão organizada que cunhava as próprias moedas. Eram intensas as atividades com metais. A proximidade  facilitava as transações comerciais com o continente europeu.

É possível perceber ali as marcas da muralha que protegia essa tribo celta das tentativas de invasão por terra. Ainda no primeiro século da era cristã, os romanos venceram a resistência dos celtas e dominaram a região.

mudeford

Mudeford – uma vila de pescadores

Emborade HengistburyHead se possa avistar Mudeford, um braço de mar faz com que você tenha que dar uma volta para chegar a essa vila de pescadores. E vale a pena a volta. Com uma infra-estrutura que oferece estacionamento, pub e uma bela vista do mar, é uma parada perfeita para provar frutos do mar, à moda inglesa. Como parte da paisagem o ir e vir de barcos pesqueiros, as redes e os pescadores.

mudeford

 

Como chegar em Hengistbury Head e Mudeford

Hengistbury Head e Mudeford se transformaram em importantes pólos turísticos. Anualmente, região recebe mais de 1 milhão de turistas. Por isso, em 2013, foi criado um Centro de Informações, para ajudar o visitante a conhecer a área. No website do Visitor Centre, você tem orientações de como chegar lá de ônibus ou ferry. A bike também é muito usada por quem quer explorar a região. Para quem vai de carro, o estacionamento fica bem ao lado do Visitor Centre.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv