henrique rodrigues
vida literária

Henrique Rodrigues é um escritor de trajetória peculiar.

Natural de Seropédica, no estado do Rio de Janeiro, a origem humilde tornava a previsão de que ele se tornaria um escritor algo impensável. No entanto, foi no interior da casa que morava, sem  energia elétrica, que o caminho que ele viria a percorrer seria iluminado. A paixão pela literatura começa nascer com um dever de casa: a leitura do livro “O Cachorrinho Samba” da escritora Maria José Dupre, feita sob a tênue luz de um candeeiro.

Henrique Rodrigues

Henrique Rodrigues

Descubra mais:

A escritora Nara Vidal e o livro “Sorte” seu primeiro romance.

Henrique Rodrigues – os anos da iniciação literária

A paixão pela leitura e pela palavra o levou a compor rap na adolescência, enquanto, paralelamente,  trabalhava numa lanchonete McDonald’s. Foi neste período que descobriu que a poesia também poderia ser usada para conquistar as meninas da escola. Henrique usava a facilidade que tinha para memorizar poemas, para impressionar as garotas, dando a impressão que estava criando, na hora, os versos de algum poeta famoso.

Henrique Rodrigues

Henrique Rodrigues

Embora o trabalho na lanchonete fosse importante, o que realmente foi decisivo na carreira literária do futuro escritor, foi o acesso a livros. Henrique Rodrigues teve a sorte de ir para uma escola pública, um dos CIEPS, projeto idealizado por Darcy Ribeiro, onde tornou-se assíduo frequentador da biblioteca. Tanto que, hoje, a mesma tem o seu nome.

Henrique Rodrigues

Henrique Rodrigues

Da universidade a Previsão pra Ontem

Henrique foi para a URFJ, onde cursou Letras e, em seguida, fez mestrado e doutorado em literatura, na PUC-RJ. Mesmo assim, ele teve que esperar até os 30 anos para lançar o sonhado livro de estréia: uma coleção de poemas sob o título “A Musa Diluída”, pela editora Record, em 2006.

No ano seguinte, ele lançaria o livro infantil, “Rio Antigo”, pela Pinakotheke. E não parou mais. A cada ano ele tem publicado pelo menos um livro. Também tem organizado a publicação de coletâneas de contos sob o mesmo tema com participação de autores convidados. Um exemplo é o “Álbum Branco”, que reúne histórias curtas com o “The Beatles” como inspiração.

livro previsão para ontem

Na primeira parte do nosso vídeo, gravado no interior de uma das filias da livraria Water Stones, ele também apresenta o livro mais recente: Previsão para ontem. Trata-se de uma volta à poesia. Neste momento que o Brasil atravessa, foi a forma mais apropriada que ele encontrou para dar o seu recado. Em nosso vídeo, ele faz a leitura de dois poemas do novo livro.

Henrique Rodrigues

Henrique Rodrigues

Henrique Rodrigues – mais que um escritor

Além de escritor, Henrique Rodrigues é um produtor cultural. Como tal, ele tem dirigido diversos projetos literários ao longo do anos. A destacar, ele já foi coordenador de projetos como o Prêmio Sesc de Literatura e Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. Além de conhecer a cidade, a passagem dele por Londres tem a ver com o trabalho que faz divulgando e apoiando a literatura entre os jovens.

Alunos UCL

Alunos UCL

A segunda parte do nosso vídeo registra o encontro de Henrique Rodrigues com alunos do curso de letras da UCL – London’s Global University. O convite veio da professora brasileira Ana Claudia Suriani. Durante cerca de duas horas, ele teve a oportunidade de fazer uma das coisas que mais gosta: compartilhar a experiência de vida e aprender com quem está trilhando os primeiros passo em direção a uma carreira profissional. É um pouco dessa experiência que ele compartilha com você em nosso vídeo.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv