henrique VIII da inglaterra
um rei, 6 mulheres, uma igreja
Henrique VIII, Rei da Inglaterra e da Irlanda, nasceu em 28 de junho de 1491. Ele é mais conhecido por ter ordenado as execuções de 2 das 6 esposas que ele teve. Mas foi a fundação da Igreja Anglicana (Church of England) que se tornou o acontecimento mais importante do seu reinado.
A criação da igreja oficial da Inglaterra marcou um rompimento com o catolicismo e mudou os rumos do país. Henrique VIII também foi o maior construtor de palácios na história do país. Obcecado, vaidoso e esbanjador, a sua figura é cercada por curiosidades e controvérsias. Nascido em junho de 1491, governou a Inglaterra por 38 anos.

Rei Henrique VIII – Queen’s House – Londres
Henrique VIII – 6 casamentos, 2 esposas executadas
Esta é a faceta mais conhecida na vida do rei Henrique VIII: foram 6 casamentos e algumas amantes. Ele foi casado com as seguintes mulheres: Catarina de Aragão, Ana Bolena, Joana Seymour, Ana de Cleves, Catarina Howard e Catarina Parr, nesta ordem. Curiosamente, 3 delas tivessem o mesmo nome. Além de esposas do rei, Ana Bolena e Catarina Howard também tinham outro laço de parentesco: eram primas.

Henrique VIII
Ana Bolena – a mais influente das 6 esposas
Ana Bolena era uma mulher de personalidade forte, viveu por um tempo na corte francesa, o que lhe deu conhecimentos da língua e de etiqueta. Era ambiciosa e, depois do casamento, passou a ter muita influência das decisões da corte. Mas o fato de não ter dado ao marido o filho homem que tanto desejava a fez cair em desgraça.
Para completar, Ana Bolena foi acusada de adultério e alta traição. Também foi acusada de manter uma relação incestuosa com o irmão, Jorge Bolena. No dia 19 de maio de 1536, foi decapitada na Torre de Londres. Há de se destacar que a única filha de Ana Bolena e Henrique VIII, foi Elizabeth, que viria a se tornar rainha da Inglaterra. Catarina Howard foi decapitada em fevereiro de 1542, também na Torre de Londres. Ela foi acusada de adultério.

Placa no local de nascimento de Henrique VIII, Mary I e Elizabeth I
A Igreja Anglicana – legado de Henrique VIII
Ana Bolena também está no centro dos acontecimentos que levaram a Inglaterra a abandonar o catolicismo, e criar a Igreja Anglicana. Apesar dos muitos esforços diplomáticos, Henrique VIII não conseguiu a autorização papal para casar com Ana Bolena, após ter-se separado de Catarina de Aragão.
O fracasso das negociações também derrubou o Cardeal Thomas Wolsey, até então, o poderoso ministro da corte. Outra vítima foi o influente Thomas More. Católico fervoroso, ele discordou do casamento e também foi executado na Torre de Londres.

Hampton Court Palace
Palácios, casas, fortalezas
Nenhum rei da Inglaterra teve tantas casas e palácios quanto Henrique VIII. Calcula-se que são mais 60, incluindo casas, palácios e fortalezas que ele construiu, confiscou ou converteu. Essas construções, em grande parte, definem a arquitetura do período da Dinastia Tudor.
Também construído durante o seu reinado, o Palácio de Whitehall, na época, o maior da Europa, foi residência oficial da monarquia, até que um incêndio o destruiu, em 1691. O Palácio de Hampton Court, Eltham Palace e a igreja de Westminster Abbey, também são destaques na lista. Foi ele também que encomendou o projeto do St James Park, inspirado na escola francesa de jardinagem.

Personagem de Ana Bolena no Palácio de Hampton Court, à direita na foto.
Henrique VIII, suas guerras, suas ambições
Além de construir palácios, ele era um bon-vivant, gostava de promover grandes festas e banquetes. Algumas das comitivas que o acompanhava eram formadas por mais de 600 pessoas. As ambições o levaram a entrar em guerras que quase destruíram as finanças do país.
O sonho de dominar a França o fez assinar alianças, muitas vezes contraditórias, com a Espanha, o Sacro Império Romano-Germânico, que unia diversos reinos na Europa Central, e a própria França.

Elizabeth I e Henrique VIII
Ele chegou a liderar pessoalmente uma invasão à França, deixando o trono da Inglaterra abandonado. Foi a esposa, Catarina de Aragão, que assumiu o comando e venceu as tropas de Jaime IV, rei da Escócia e primo de Henrique VIII, quando este tentou dominar a Inglaterra.
Calais, foi o último dos territórios ingleses conquistados por ele a ser devolvido à França, em 1558. Só para se ter uma ideia da falta de limites, no primeiro ano de reinado, ele gastou quase toda a arrecadação de impostos com a festa de natal.

Henrique VIII
A longa duração do reinado e a complexa personalidade de Henrique VIII não cabem em um simples post como este. A intenção foi só mostrar algumas facetas de uma figura polêmica, que também era apaixonada por arte, esportes e pela caça.
Contraditório, ao mesmo tempo em que era extremamente religioso, usou o terror como forma de governar e impor as suas vontades. Vaidoso, teve um final de vida triste, com a saúde fragilizada e obeso, morreu em 28 de janeiro de 1547.