henrique VIII – rei da inglaterra

Henrique VIII foi Rei da Inglaterra por 38 anos. Nascido em junho de 1491, ele reinou entre 1509 e 1497. Seu longo reinado deixou grandes marcas na história do país e a sua figura é cercada por curiosidades e controvérsias. O seu principal legado foi a fundação da Igreja Anglicana (Church of England, em inglês), mas não foi só isso que tornou o seu reinado entre os mais estudados da história inglesa.

rei henrique VIII

Henrique VIII, cercado pela mulher Joana Seymour e o filho Eduardo

Rei Henrique VIII – 6 casamentos, 2 esposas executadas

Esta é uma das facetas mais conhecidas na vida de Henrique VIII: foram 6 casamentos e algumas amantes. Ele foi casado com as seguintes mulheres: Catarina de Aragão, Ana Bolena, Joana Seymour, Ana de Cleves, Catarina Howard e Catarina Parr, nesta ordem. Curiosamente, 3 delas tivessem o mesmo nome e, tragicamente, duas foram executadas por ordem de Henrique VIII: Ana Bolena e Catarina Howard. Um retrato cruel da situação da mulher na sociedade da época.

ana bolena

Personagem de Ana Bolena no Palácio de Hampton Court, à direita na foto.

Ana Bolena – a mais influente das 6 esposas

Além de esposas de Henrique VIII, Ana Bolena e Catarina Howard também tinham outro laço de parentesco: eram primas. A primeira tinha personalidade forte, viveu por um tempo na corte francesa, o que lhe deu conhecimento da língua e de etiqueta. Era ambiciosa e, depois do casamento, passou a ter muita influência das decisões da corte. Mas o fato de não ter dado ao marido o filho homem que tanto desejava a fez cair em desgraça. Para completar, Ana Bolena foi acusada de adultério e alta traição. Também foi acusada de manter uma relação incestuosa com o irmão, Jorge Bolena. No dia 19 de maio de 1536, foi decapitada na Torre de Londres. Há de se destacar que a única filha de Ana Bolena e Henrique VIII, foi Elizabeth, que viria a se tornar rainha da Inglaterra. Catarina Howard foi decapitada em fevereiro de 1542, também na Torre de Londres. Ela foi acusada de adultério.

Henrique VIII funda a Igreja Anglicana

Ana Bolena também está no centro dos acontecimentos que levaram Henrique VIII a abandonar o catolicismo, romper com o Papa e criar a Igreja Anglicana. Apesar dos muitos esforços diplomáticos, ele não conseguiu a autorização papal para casar com Ana Bolena, após ter-se separado de Catarina de Aragão. O fracasso das negociações também derrubou o Cardeal Thomas Wolsey, até então, o poderoso ministro de Henrique VIII. Outra vítima foi o influente Thomas More. Católico fervoroso, discordou do casamento e também foi executado na Torre de Londres.

palácio da era tudor

Hampton Court Palace

Os palácios, casas e fortalezas de Henrique VIII

Nenhum rei da Inglaterra teve tantas casas e palácios quanto Henrique VIII. Calcula-se que são mais 60, incluindo casas, palácios e fortalezas que ele construiu, confiscou ou converteu. Essas construções, em grande parte, definem a arquitetura do período da Dinastia Tudor. Um dos grandes destaques, o Palácio de Whitehall, na época, o maior da Europa, foi residência oficial da monarquia, até que um incêndio o destruiu quase que totalmente, em 1691.  O Palácio de Hampton Court, Eltham Palace e Westminster Abbey, também são destaques na lista. Foi ele também que encomendou o projeto do St James Park, inspirado na escola francesa de jardinagem.

st james park

St James Park

Um rei, suas guerras e estravagâncias

Além de construir palácios, Henrique VIII era um bon-vivant, gostava de promover grandes festas e banquetes. Algumas das comitivas que o acompanhava eram formadas por mais de 600 pessoas. As ambições o levaram a entrar em guerras que quase destruíram as finanças do país. O sonho de dominar a França o fez assinar alianças, muitas vezes contraditórias, com a Espanha, o Sacro Império Romano-Germânico, que unia diversos reinos na Europa Central, e a própria França. Ele chegou a liderar pessoalmente uma invasão à França, deixando o trono da Inglaterra abandonado. Foi a esposa, Catarina de Aragão, que assumiu o comando e  venceu as tropas  de Jaime IV, rei da Escócia e primo de Henrique VIII, quando este tentou dominar a Inglaterra. Calais, foi o último dos territórios ingleses conquistados por ele a ser devolvido à França, em 1558. Só para se ter uma ideia do que Henrique VIII era capaz de fazer, no seu primeiro ano de reinado, ele gastou quase que o total arrecadado em impostos com a festa de natal. Ele tinha 19 anos.

henrique VIII

Henrique VIII

A longa duração do reinado e a complexa personalidade de Henrique VIII não cabem em um simples post como este. A intenção foi só mostrar algumas facetas de uma figura polêmica, que também era apaixonada por arte, esportes e pela caça. Contraditório, ao mesmo tempo em que era extremamente religioso, usou o terror como forma de governar e impor as suas vontades. Vaidoso, teve um final de vida triste, com a saúde fragilizada e obeso.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv