high public sound
system na europa
A cultura do Sound System é uma marca da música afro-caribenha na Europa.
Londres ganha destaque porque foi a porta de entrada e ponta de lançamento do reggae para o mundo. Por isso, e outras razões, a primeira turnê dos brasileiros do High Public Sound System na Europa tem dimensão especial.Para saber mais sobre o significado dessa viagem, a gente foi encontrar Mauro Rabelo Filho, o Junior Toaster. Ele é o MC do High Public. O encontro não poderia ser em um lugar mais significativo: Brixton.
Foi nessa região londrina que, logo após a Segunda Grande Guerra, os imigrantes afro-caribenho se fixaram. Brixton, pode-se dizer, é a meca da cultura afro-caribenha na Europa. O local da conversa, o Hootananny, é um dos pontos de encontro de pessoas de todo mundo que curtem o reggae e suas variações: dub, roots, dubsteps.

High Public Sound System
Descubra mais:
A música de Lei Di Dai, a rainha do dance hall
Sound System nos dois lados do Atlântico
Enquanto relata o roteiro do High Public Sound System na Europa, Junior Toaster traça um paralelo entre a cultura sound system no Brasil e na Europa. Basicamente, a grande diferença é que, no Brasil, ela ainda tem ares de iniciante. No Velho Continente, pode-se dizer, ela já criou raízes.
Isso não quer dizer que não exista o que se pode chamar de um movimento Sound System no Brasil. Aqui mesmo, já registramos os baianos Ministereo Público e Soraia Drummond, na capital londrina. Este, no entanto, é o aspecto mais importante desta turnê internacional: a convivência e a troca de experiência que pode fortalecer o movimento no Brasil.

High Public Sound System
A Turnê começou com a participação no International Dub Gathering, em Barcelona. De lá, eles seguiram para Prestatyn, no País de Gales. Ali, participaram, ao lado de grandes nomes do Sound System, no United Nations of Dub. Também foram a Brixton, Glasgow, Escócia, e Paris. Foram dias de muita música e muitos encontros entre membros da família Sound System de várias partes do mundo.
Agora, como diz Junior Toaster, fica a expectativa de que esta seja apenas o início de um intercâmbio. A esperança de que, cada vez mais, se intensifi que a troca entre os dois lados do Atlântico. Os músicos afro-caribenhos, britânicos e europeus têm tido uma presença mais constante na cena Sound System no Brasil. Com a turnê do High Public Sound System na Europa quem sabe a via de lá pra cá aumenta em tráfego.