alan charlton
shaking my briefcase

Shaking my Briefcase é um livro de memórias.

Depois de 35 anos de trabalho, histórias de uma carreira diplomática é o que não falta pra contar. E se essa longa vida dedicada à diplomacia é vivida em tantos lugares como é o caso do ex-embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton, nada melhor que transformar a experiência em livro.

alan charlton ex embaixador do reino unido no brasil

Alan Charlton

Saiba mais:

Veja como funcionam os serviços do Consulado do Brasil em Londres

Shaking my Briefcase é o título do livro onde Alan descreve uma experiência de vida que começa em 1970, quando ele foi enviado para trabalhar na Jordânia, no Oriente Médio. Era o início de um trabalho que começou quando ele resolveu retomar os planos de tornar-se um diplomata. A primeira vez que cogitou ser um diplomata ele estava na Universidade de Cambridge. Desistiu, tornou-se professor, mas a vontade de trabalhar no exterior, se envolver com problemas políticos globais, falou mais forte.

livros na casa de alan charlton

Assim como no Brasil, ser diplomata no Reino Unido requer talento e dedicação. A concorrência é grande. Alan passou pelo funil e, pode-se dizer, teve muita sorte. Depois de servir na Jordânia, ele foi deslocado para a Alemanha. Viveu ali 3 períodos distintos: antes, durante e depois da queda do Muro de Berlim. Essa experiência, por si só, já daria um livro de histórias de uma carreira diplomática. Estamos falando de um dos momentos mais importantes da história mundial no século XX.

ex-diplomata alan charlton no canal londres

Alan Charlton

Da seriedade da guerra, ao caso do gorila

Mas havia mais tarefas a cumprir, mais sonhos a realizar. Durante um dos períodos em que trabalhou no Foreign Office, o equivalente ao nosso Itamaraty, ele participou ativamente do processo de construção do acordo de paz que pôs fim à guerra na antiga Iugoslávia. Foi outro momento chave na carreira de Alan Charlton. Tão importante que ele diz que é uma das partes do livro mais ricas em detalhes.

foto do gorila idi amin no livro de alan charlton

Bem, parece que o bolo na cereja na história de uma carreira diplomática é servir em Washington. Faz sentido, já que ali são tomadas muitas das decisões que afetam o planeta. Alan foi premiado com esse privilégio. Na capital norte-americana, ele atuou como número 2 da embaixada britânica. Estava a um passo do posto de titular.

lula e alan charlton

Em 2008, Alan apresenta as credenciais de Embaixador do Reino Unido, ao então presidente Luis Inácio Lula da Silva. Foram 5 anos de uma experiência marcante. No vídeo acima, gravado em sua casa, ele conta uma deliciosa história que en envolve um personagem que nada tem a ver com o mundo da diplomacia: um gorila, que vivia no zoológico de Belo Horizonte. É um aperitivo para o que você vai encontrar no Shaking my Briefcase. Do período no Brasil, Alan também fala das diferenças culturais que ele, como britânico, percebeu, assim como do que foi trabalhar no país, durante o governo de uma figura histórica, goste-se ou não dele, como é o caso de Lula.

historias de um diplomata

A experiência no Brasil foi tão intensa e prazerosa que, depois dali, e 35 anos de carreira diplomática, Alan não via nada mais excitante no horizonte. Se aposentou, voltou para casa e, hoje, dedica-se a escrever, fazer conferências, dar consultorias. Se você tiver interesse em adquirir o livro, é fácil: entre em contato através do email alancharlton32@gmail.com e acerte tudo direto com o autor. Fácil, assim.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv