hora em londres – hora de greenwich

o ponto zero dos ponteiros

Saber como a hora em Londres determina as horas em todos os outros relógios do planeta, tornou-se ainda mais importante na era da Internet. Com as pessoas de todos as partes do mundo mais conectadas, a famosa hora de Greenwich é a grande referência do tempo no mundo. Este é também o tema de mais um vídeo da série Dicas de Londres, apresentado por Kléber Saúde. Já estava na hora, não é mesmo?

Hora em Londres – a referência

Nos dias de hoje é normal se falar em fuso-horário. Se você quer marcar uma conversa com uma pessoa que está em outro país, por telefone, por exemplo, um dos primeiros passos é acertar os ponteiros dos do fuso-horário entre os dois países. É importante também no mundo da economia e dos negócios. Quem acompanha o movimento das bolsas de valores internacionais, por exemplo, está sempre ligado nos horários de abertura das principais bolsas no mundo. Quem gerencia páginas em redes sociais, como o Facebook, também fica de olho nos horários mais convenientes para postar. Se ele quer atingir uma audiência internacional não vai postar nada na hora em que a maioria dos usuários está dormindo. Mas como a hora em Londres tornou-se a referência mundial?

hora de greenwich

Kléber Saúde

Descubra mais:

Saiba como identificar as moedas inglesas

Nasce o fuso-horário

Durante muito tempo se pensou que a hora não variava de lugar para lugar. Mas com as pessoas viajando mais, percebeu-se que a hora variava sim. Variava de acordo com o movimento da terra em torno do sol. Se era dia no Brasil, ao mesmo tempo, era noite no Japão. Se as pessoas estavam acordando na Inglaterra, ainda havia muita gente dormindo nos Estados Unidos. Foi em na Conferência Mundial do Meridiano, realizada em Washington, em 1844, que Greenwich, situado no sudeste de Londres, seria oficialmente o meridiano zero. A partir dali, nascia a Hora de Greenwich e o horário de Londres tornou-se, consequentemente,  uma referência. A conferência também marcou o nascimento da sigla GMT – Greenwich Mean Time, a Hora Média de Greenwich.

A Hora de Greenwich

Em nosso vídeo, Kléber faz um ligeiro retorno ao tempo em que frequentava as aulas de geografia, para explicar como os fusos horários são determinados. Uma vez que o Meridiano de Greenwich tornou-se o padrão, todos os outros a leste e a oeste, tiveram as horas determinadas a partir dali. Para oeste, as horas diminuem, para o leste, elas aumentam. Obedecem ao movimento da terra em relação ao sol. Como você sabe, a terra gira do leste para o oeste, certo? Isso explica também porque os países que ficam na mesma latitude têm o mesmo horário. Entre os países do Velho Continente, isso acontece com Portugal, Inglaterra e Irlanda, uma vez que suas capitais ficam na mesma latitude.

hora de greenwich

Hora de Greenwich

No caso do Brasil, o fuso-horário em relação à capital londrina tem algumas peculiaridades. A diferença oficial é de 3 horas, levando em consideração a Hora de Brasília, o horário oficial brasileiro. Só que, ao longo do ano, esta diferença varia. Em determinadas épocas do ano, a hora em Londres está 2 horas adiantada em relação ao horário oficial brasileiro. Mas também existe um período em que a diferença aumenta para 4 horas. Essa variação acontece porque tanto lá como cá, se adota o famoso horário de verão. Como saber então?

Horário de Verão em Londres

Entre o último domingo de março e o último de outubro, todo o Reino Unido adota o horário de verão britânico, o British Summer Time. Neste período os relógios em Londres são adiantados em 1h. Isso significa que o fuso-horário em relação ao Brasil aumenta para 4 horas. Mas em meados de outubro, começa o horário de verão no Brasil. Com isso, a diferença volta para 3 horas. E muda novamente no final de outubro, quando acaba o horário de verão britânico: é quando a diferença cai para 2 horas. Só que isso só acontece em relação aos estados brasileiros que adotam o horário de verão. Os estados nordestinos, por exemplo continuam com a diferença de 3 horas.

Da mesma forma que é importante ficar atento às mudanças da hora oficial no Brasil em relação o horário em Londres, também é importante notar que o Brasil tem 4 fusos horários. Assim, quem mora no Acre, por exemplo, deve acrescentar 2 horas, já que a diferença entre o Acre e Londres é de 6 horas. Para facilitar a sua vida, na barra lateral das nossas páginas de posts, você tem um relógio com a hora oficial de 6 capitais do mundo. Na homepage este relógios estão na parte de baixo da página. Quer saber mais? Veja o vídeo acima, com Kléber Saúde. Fácil, né?