horniman museum
primeiro museu grátis de londres

O Horniman Museum é uma grande atração para turista que visita Londres, mas é, ao mesmo tempo, uma das belas opções para quem mora na capital londrina, por diversas razões: é fora do centro, é educativo, tem muito espaço e atividades para crianças e é grátis.

É uma boa alternativa de programa cultura em uma cidade que conta com grandes museus, a exemplo do British Museum e do Victoria & Albert Museum, entre outros.

moema pombo

Moema Pombo

Descubra mais:

Uma localização, três grandes museus em Londres

Aproveitamos a passagem da editora de cinema Moema Pombo pela cidade, para mostrar este museu muito especial.  Ele foi fundado por Frederick Horniman, um comerciante de chá, do século XIX.

Ele costumava trazer objetos dos lugares por onde passava e exibi-los em sua casa. Com o tempo, a quantidade de objetos, e a curiosidade que os mesmos despertavam na vizinhança, fez com que a esposa o colocasse contra a parede: ou saia ela, ou saiam os objetos. A saída foi criar o museu.

museus alternativos em londres

Horniman Museum – visão pioneira

O interessante é que Frederick Horniman nunca cobrou pelo acesso das pessoas às peças e objetos que ele coletava em suas viagens. Por isso, o Horniman Museum já era um museu grátis antes que isso se tornasse uma regra em Londres. O seu acervo permanente tem uma bela variedade de objetos que incluem roupas, animais, símbolos religiosos. São objetos vindos da Ásia, das Américas e da África.

museus alternativos em londres

Uma coleção que é música para os ouvidos

Merece destaque uma valiosa coleção de instrumentos musicais, com uma parte interativa. Ali, você pode ouvir o som de instrumentos que, provavelmente, nunca viu antes. O Brasil está presente com um altar do nosso Candomblé.

Outro lado interessante do Museu Horniman é a sua parte externa.  O museu conta com um belíssimo jardim, o Horniman Gardens. Há também uma cafeteria e um conservatório. A localização privilegiada, no topo de uma montanha, proporciona uma bela vista aos visitantes.

museus alternativos em londres

Outra característica peculiar do Horniman Museum: assim como o Museu de História Natural, ele é um bela opção para quem quer fazer um programa em família. Os seus filhos, pode ter certeza, vão adorar. É claro que se, ao contrário de Moema, você vem à cidade pela primeira vez, é natural que dê preferência a um passeio pelos museus mais famosos, mas é sempre bom ter na sua lista outras alternativas.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv