hyde park
melhores parques de londres
Hyde Park, um dos melhores parques de Londres deveria estar sempre no topo das opções de passeio e lazer de quem vive ou está de passagem pela cidade. Entre as opções de lazer gratuito que a capital londrina oferece, ir passear no parque é top na lista dos ingleses. Basta ver como os parques da cidade ficam em dias de calor e céu azul. Uma verdadeira praia. E belos parques é o que não falta, como Greenwich, Richmond e o Regent’s Park, por exemplo.
Descubra mais:
Uma das áreas verdes mais belas de Londres
Hyde Park – Muita história pra contar
Há cerca de 900 anos atrás, a área que viria a se tornar em um dos grandes áreas de lazer de londrinos e turistas, era ocupada por algumas espécies de animais, como veados e porcos selvagens, por exemplo. Era terra de propriedade dos monges da Westminster Abbey, a igreja onde são realizados os casamentos da realeza britânica. Em 1536, o rei Henrique VII adquiriu a propriedade dos monges e transformou em uma área de lazer, especialmente dedicada à caça de veados.
Com a chegada de James I ao trono, o parque foi, pela primeira vez, aberto ao público, mas de maneira muito limitada. Só em 1637, por decisão de Charles I, o parque foi totalmente aberto à população. Uma curiosidade: em 1665, o ano da Grande Praga, muita gente se instalou no Hyde Park, acreditando que ali era um refúgio contra a epidemia que se alastrava.
Hyde Park e o primeiro caminho iluminado do país
Com a mudança da corte de William III para o Palácio de Kensington, no final do século XVII, que Hyde Park ganhou um novo impulso. Uma vez que ele achava perigoso andar do palácio até o parque, mandou instalar um caminho iluminado por lamparinas a óleo. Foi o primeiro caminho iluminado artificialmente no país.
Até chegar ao que é hoje, outros monarcas e membros da realeza, a exemplo da Rainha Caroline, esposa de George II, promoveram mudanças e inovações que transformaram os 350 acres de área, onde o parque está localizado, em uma das áreas mais belas e atrativas da cidade.
Hyde Park
Speaker’s Corners – Uma das atrações do Hyde
Tem muita coisa para ver neste grande parque de Londres. Para o turista, o Speaker’s Corner é uma atração à parte. Conhecido como o lugar mais democrático do Reino Unido e um símbolo da liberdade de expressão, vale a pena passar por lá, sempre aos domingos, para ver e ouvir discursos sobre os mais variados temas: religiosos, políticos, auto-promocionais. A regra é simples: um banquinho com palanque e soltar o verbo. Tem coisa séria e tem coisa cômica.
Outro lugar que o visitante não pode deixar de visitar é o Lago Serpentine, criado em 1730, pela Rainha Caroline. Além da beleza natural e as aves que dão um toque de encantamento, você pode fazer passeios de barco e pedalinho. Um excelente programa romântico para casais apaixonados. Correr também é uma atividade que dá prazer com a vista desse lago muito especial.
Hyde Park – homenagem à Princesa Diana
Você também não pode deixar fora do seu roteiro as diversas fontes e memoriais espalhados pelo parque. Em especial, destaca-se o Memorial Princesa Diana, uma bela fonte dedicada à mais popular princesa dos britânicos em anos recentes. Há também o Memorial 7 de Julho, especialmente dedicado aos mortos nos ataques terroristas de 1995, que matou 52 pessoas.
Um parque bom para o corpo e para a mente
Você faz o tipo contemplativo, que prefere apreciar a paisagem e descansar a mente? O parque oferece inúmeros pontos onde você pode desfrutar momentos de descanso e paz. Pode ser à beira do lago, encostado em uma árvore mais distante ou em um dos inúmeros bancos espalhados pelo parque. Se você curte caminhar, pedalar, jogar futebol ou qualquer outro esporte, não poderia pedir melhor lugar.
Mas a gente não pode deixar de destacar um dos programas favoritos dos ingleses: um piquenique no parque. Não se iniba: junte os amigos, estenda a toalha sobre a grama, arrume a mesa e divirta-se. Só não esqueça de deixar tudo como você encontrou.
Parque palco de grandes eventos em Londres
Finalmente, uma dica muito especial: fique sempre atento à programação cultural. Esse lado do Hyde também contribui para que ele seja considerado um dos melhores parques de Londres. Ali são realizados grandes eventos ao ar livre. Grandes bandas como os Rolling Stones, já fizeram apresentações ao ar livre. Já pensou em descobrir que perdeu um grande evento ao ar livre simplesmente porque não ficou sabendo a tempo? Informe-se e divirta-se.