igrejas históricas
st helen’s bishopsgate

Uma das igrejas históricas de Londres, mas não muito conhecida.

St Helen’s Bishopsgate não é tão famosa quanto a Catedral de St Paul ou Westminster Abbey, mas o seu valor é inquestionável. Neste vídeo, vai descobrir porque ela é uma igreja monástica medieval localizada na City of London é tão importante. Basta acompanhar a nossa guia de turismo credenciada, Vania Gay, em mais um vídeo da série que ela apresenta aqui.

Saiba mais:

Um passeio pelas marcas deixadas pelos romanos em Londres

Um história de sobrevivência

Entre outras coisas, o que torna esta igreja tão especial é o fato dela ter sido uma das únicas a ter sobrevivido ao Grande Fogo de 1666. Foi uma tragédia de proporções épicas: destruiu grande parte da City of London. Ela também sobreviveu aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.  Na década de 90, embora atingida por bombas do grupo terrorista IRA, continuou de pé. Tudo isso só confirma o seu lugar de destaque entre as igrejas históricas da cidade.

história da St Helen's Bishopgate

Vania Gay

Igrejas históricas de Londres – Curiosidades de um convento

Vânia também destaca que, além de ser uma igreja monástica, St Helen’s Bishopsgate também foi um convento, como algumas histórias muito curiosas a respeito das freiras que ali eram admitidas. O funcionamento da igreja e do convento é o que explica a existência de duas portas em sua fachada: a mais antiga, a original, é do século XIV, enquanto que a entrada do convento foi construída dois séculos mais tarde.

Conhecendo a St Helen's Bishopgate

O seu interior belos vitrais dão um toque muito especial ao ambiente. Também chama a atenção a grande quantidade de memoriais e monumentos. É a igreja da City com o maior acervo de monumentos. Alguns deles são destacados pela nossa guia. São este elementos que a tornam ainda mais valiosa do ponto de vista histórico.

a história da st helen's bishop gate

Você também vai perceber o contraste entre a arquitetura medieval da St Helen’s e o Gherkin, ou o Prédio Pepino, um ícone da moderna arquitetura londrina. É um lugar que vale a pena ser visitado tanto pelo turista que quer conhecer mais da história de Londres, como por razões religiosas.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv