ilha da madeira e seus encantos

E, em mais uma das nossas viagens, chegamos à Ilha da Madeira. Localizada no Oceano Atlântico, a cerca de 700 Km da costa africana e sudeste de Portugal, país à qual as ilhas que formam o Arquipélago da Madeira estão ligadas. Este arquipélago conta ainda com as Ilhas Desertas, as Ilhas Selvagens e a Ilha de Porto Santo, também habitada. O seu guia em nosso primeiro contato com essa ilha é o nosso editor, Silvino Ferreira Jr.

funchal capital da madeira

Vista de Funchal – Capital da Madeira

Descubra mais:

Um passeio pela bela ilha grega da Cefalonia

Uma volta pela Ilha da Madeira

Ao longo de uma volta de carro pela Ilha da Madeira, junto com o seu guia, você vai descobrindo fatos e curiosidades que cercam a história desse lugar tão especial. Um exemplo é o fato de que o sistema de capitanias hereditárias, foi implantado na Madeira, antes de ser levado para o Brasil. Eram 3 capitanias, uma em Porto Santo, onde os portugueses chegaram em 1418, e duas na Ilha da Madeira, quando eles desembarcaram de volta, em 1420.

Jardins do Ferreira Palheiro

Silvino Ferreira Jr – Jardins do Ferreiro Palheiro

Primeira parada – os Jardins do Ferreiro Palheiro

Embora boa parte do passeio seja subindo e descendo ladeiras de ruas e estradas estreitas e sinuosas, fizemos 3 paradas no nosso percurso do vídeo acima. A primeira delas é uma das grandes atrações turísticas da Ilha da Madeira: os Jardins do Ferreiro Palheiro, em Funchal, capital da Ilha da Madeira. Na verdade, trata-se de uma quinta que pertenceu a local que era apaixonado pela vegetação e paisagens que conhecera na Inglaterra. Os jardins são uma tentativa de repetir na ilha essa paisagem.

jardins do ferreiro palheiro

Jardins do Ferreira Palheiro

As levadas da ilha

Saindo dos Jardins do Ferreiro Palheiro, passamos para conhecer o que os madeirenses chamam de  “As Levadas“. Trata-se de uma imensa rede de canais, cada um deles chamado de levada. O objetivo dessa obra foi levar água das montanhas no norte da ilha para o sul, onde havia escassez da mesma. Com o tempo, descobriu-se que as levadas também eram referências para trilhas por dentro da ilha. Hoje, há guias que são especialistas nesses passeios. Com a riqueza natural da Ilha da Madeira, você pode imaginar que é um passeio que vale muito a pena. Uma vez que a nossa exploração foi feita de carro, ficamos devendo esta.

reserva florestal madeira

Riquezas das Ilhas da Madeira e patrimônio da humanidade

Mas mesmo de carro, a gente teve a chance de mostrar um pequeno pedaço da paisagem natural que fez com que a UNESCO incluísse a chamada Floresta Laurissilva, que predomina sobre o Arquipélago da Madeira, como patrimônio da humanidade. São várias as reservas: Ponta de São Lourenço, Reserva Natural das Ilhas Desertas, das Ilhas Selvagens, Parcial do Garajau, Reserva Natural da Rocha do Navio e a Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo. Tudo isso contribui para que o turismo seja a principal atividade econômica das ilhas do arquipélago.

pico do arieiro

Silvino Ferreira Jr – Pico do Arieiro

Subindo ao Pico do Arieiro

Depois de cruzar parte da reserva natural, continuamos uma subida que parecia não ter fim. O objetivo era era chegar ao Pico do Arieiro, o terceiro mais alto da Ilha da Madeira, que fica numa altitude de 1.810 metros. Mesmo antes de chegar lá, já se percebe o quanto vale a pena esse passeio. A paisagem começa a revelar-se de forma deslumbrante. Todo o conjunto que forma a imensa cadeia montanhosa, com seus penhascos, vales e vegetação, são resquícios da erupção vulcânica que deu origem à ilha.

pico do arieiro

Pico do Arieiro

Para os amantes de uma boa caminhada, o Pico do Arieiro oferece um conjunto de trilhas que proporcionam uma visão impressionante da Ilha da Madeira. Para você que ainda não teve o privilégio de conhecer este santuário da natureza, a gente espera que o nosso vídeo seja uma boa motivação. Para você que já foi lá, o vídeo pode ser uma boa maneira de matar a saudade. Ou aumentá-la.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv