ilha de gozo – malta

A Ilha de Gozo é um dos lugares recomendados para quem visita Malta. Ela é uma das 5 ilhas que, juntas, formam o arquipélago maltês. É uma ilha muito pequena, com 14Km de extensão por 7 de comprimento. Por isso, a melhor forma de explorar Gozo é de carro. É só embarcar com o carro em um ferryboat que faz o trajeto entre a Ilha de Malta e Gozo.

ilha de gozo

Victoria – Capital da Ilha de Gozo

Ao desembarcar, é quase que obrigatório pegar a estrada a caminho de Victoria, a principal cidade da Ilha de Gozo. Ela fica a 6 Km do ponto de desembarque e está localizada na região central da ilha. O nome da cidade é uma homenagem à Rainha Victoria, durante as celebrações do jubileu de ouro do seu reinado, em 1887. Malta foi parte do Império Britânico e a sua independência só aconteceu em 1964. Para muitos locais, no entanto, Victoria continua sendo chamada pelo seu nome original: Rabat.

cittadella gozo

Cittadella – principal atração da Ilha

A grande atração turística da Ilha de Gozo fica no ponto mais alto de Victoria. A Cittadella é um lugar surpreendente e fascinante. Como o nome sugere, é uma cidade-fortaleza no topo da montanha. Foi construída no século XV, mas por conta da posição estratégica, o local já era usado como fortificação desde a era do bronze. Vale a pena gastar algumas horas para dar uma volta em torno dessa construção monumental. Entre outras atrações, dentro da Cittadella, você tem a catedral, museus e uma antiga prisão para visitar. A vista é fascinante e dá para sentar e tomar um café ou uma cerveja no restaurante que fica em uma das partes mais altas da Cittadella.

ilha de gozo

Comida com vista para o Mediterrâneo

A Baía de Marsalforn é o maior entre os resorts turísticos da Ilha de Gozo. Antiga vila de pescadores, é uma dos lugares que você deve conhecer em Gozo. Uma boa dica escolher uma mesa às margens do Mediterrâneo para saborear a culinária local com uma vista fascinante. O restaurante mais bem localizado chama-se II Gabbiano e, sem que eles estejam pagando nada por isso, merecem a nossa recomendação.

prato mediterrâneo

As Saltpans

Chegando ao final do nosso passeio, ainda deu tempo passar passar conhecer as famosas Saltpans, as panelas de sal, em português. São pequenas cavidades, como se fossem panelas naturais que surgem por conta da formação calcária das rochas à beira mar. No verão, quando a água acumulada evapora deixa estas cavidades repletas de sal que podem ser coletados com as mãos. A produção de sal é antiga, vem do tempo em que os romanos ocuparam Malta e já foi um negócio importante na região. Hoje, a produção é só local.

pôr do sol, gozo, malta

Para finalizar este passeio pela segunda maior ilha do Arquipélago de Malta, a gente subiu, subiu e pegou um maravilhoso pôr do sol. Tomara que na sua visita a este lugar muito especial que é a Ilha de Gozo, você tenha o mesmo final feliz. E não vá embora sem comprovar tudo que está escrito, vendo o vídeo acima. Vale a pena.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv