ilha de wight
beleza a perder de vista

A Ilha de Wight (Isle of Wight) fica localizada no sul da costa da Inglaterra. Conhecê-la significa seguir uma trilha aberta no século XIX, quando muita gente famosa começou a frequentar ou morar ali. Mas isso é apenas uma razão para você tirar um dia da sua viagem a Londres para ir até lá. As outras razões ficam por conta da natureza. E se a visita conta com um guia local, o passeio ganha um toque ainda mais especial. Foi o nosso caso.

Descubra mais:

Um passeio por Bournemouth, no litoral sul da Inglaterra

O nosso guia na Ilha de Wight

O diretor de teatro Franko Figueiredo morou durante muito tempo em Londres e, em 2015, mudou-se para a Ilha de Wight. Gentilmente, ele aceitou o nosso convite para ser o seu guia especial em uma volta pela ilha. Ao desembarcar, ele estava à nossa espera e, ali mesmo, começamos a conhecer a história desse lugar merecedor de tantos adjetivos.

Ilha de Wight

Franko Figueiredo-Stow

Ilha dos famosos

O nosso passeio começa com uma caminhada ao longo do Ryde Pier, o segundo mais longo do pais, logo depois do Pier de Southend, em EssexFranko explica como a Ilha de Wight começou a ganhar fama durante o período conhecido como Era Vitoriana. A Rainha Victoria e o seu marido, o Príncipe Albert, foram grandes divulgadores dos encantos da ilha. Havia também a crença nos benefícios terapêuticos que o ar do lugar proporcionava. Com isso, ela atraiu nomes famosos, a exemplo de Karl Marx e Virginia Woolf, que moraram ou passaram temporadas ali.

ilha de Wight

Depois do Ryde Pier, seguimos em direção à bela Shanklin Beach, uma praia que encanta. A primeira coisa a destacar é o fato de se tratar de uma praia de areia, o que não é tão comum no litoral inglês. Para Franko, é uma praia que o remete à Bahia, sua terra natal. Outro aspecto que torna a Shanklin Beach  diferente é que no lado oposto ao calçadão, você tem um belo lago que também é um colírio para os olhos.

Isle of Wight

Franko Figueiredo

Ventnor e Freshwater

A etapa seguinte do nosso passeio foi feito de carro. O destino era Ventnor Beach, sudeste da Ilha de Wight. Antes de chegar lá, descobrimos que a ilha é a terra do alho e do tomate. Existe até o Festival do Alho no calendário de eventos locais. Já Ventnor é a casa do Ventnor Festival, entre outros festivais de música que acontecem no verão. Você também descobre que foi ali que Karl Marx morou por 3 anos. É neste trecho da nossa volta pela ilha que você vai descobrir quem estava ao volante do carro: Alan Figueiredo-Stow, companheiro de Franko.

Freshwater

Saindo de Ventnor, seguimos para Freshwater. Pela janela do carro, a nossa câmera revela a bela paisagem verde da Ilha de Wight. No meio do verde, como revela Franko, são muitas as trilhas para quem quiser explorar o interior da ilha a pé. Entre outros nomes famosos, Freshwater era o destino de veraneio da consagrada escritora Virginia Woolf. Há, inclusive, um livro dela cujo título é Freshwater. Quer descobrir mais: siga os passos de Franko Figuieredo-Stow no vídeo acima.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv