imigração brasileira na inglaterra
brasiliance

Brasiliance resgata a memória de brasileiros na Inglaterra

O Brasiliance é um projeto de resgate sobre a história de muitos brasileiros que se mudaram para a Inglaterra entre as décadas de 60, 70 e 80, construíram suas vidas e vivem até hoje na terra da rainha. O projeto é baseado no registro de entrevistas faladas e a partir do acervo coletado, originou-se uma criativa e vasta gama de desdobramentos, desde livro e dvd até uma peça para teatro e muito mais.

brasiliance

Franko Figueiredo-Stow

Resgate da memória da imigração brasileira em Londres

O Brasiliance não poderia ter realizado sem a iniciativa do Franko Figueiredo, organizador de todo o projeto e um dos que se identificam com as histórias dos protagonistas do Brasiliance, pois assim como tantos, Franko mudou-se para Londres no final dos anos 80.

Outras pessoas entre as quais citamos Tanja Pagnuco, que atuou na gerência e coordenação, unindo diferentes pessoas de várias especialidades para fazer o projeto acontecer, foram fundamentais para que o Brasiliance se concretizasse.

pioneiros da imigração brasileira

Mariana Pereira que além de ser a education officer do projeto, trabalhou no desenvolvimento do livro e do dvd. Walney Virgílio ajudou no processo de pesquisa e entrevistas dando sequência aos seus estudos relacionados ao tema museus, galerias e educação.

Manoela Afonso também participou das entrevistas e reuniões na elaboração do projeto e na catalogação da parte visual, junto com o Walney.  Gaël Le Cornec, a Creative Director do Brasiliance project, escreveu a peça de teatro Kitchen, baseada nas entrevistas realizadas para o Brasiliance.

brasiliance

Walney Virgílio

O projeto Brasiliance deixa como resultado um precioso registro da passagem desses brasileiros que vieram tentar a vida em outro país, mostrando o poder de adaptação, integração, criatividade e brasilidade dos nossos patrícios. E como alguém ja falou: você pode tirar uma pessoa do Brasil, mas nunca o Brasil de uma pessoa. O Brasiliance recebeu apoio do Heritage Lottery Fund.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv