canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

influência cultural de londres
a manter seu status de cidade global

Por ser a capital da Inglaterra e do Reino Unido, Londres já teria em si um grau de importância elevadíssimo no contexto mundial. Afinal, o Reino Unido foi por séculos a sede de um dos mais poderosos impérios já vistos no planeta, construído a partir do legado dos povos romanos e anglo-saxões que ocuparam as terras na Antiguidade.

Londres City

Londres vista da margem sul do Tâmisa

É também desde a Antiguidade que Londres é um polo comercial, servindo como entreposto para os romanos que ali se estabeleceram a partir do século I. A proximidade com o rio Tâmisa, que corta boa parte do sul da Inglaterra e desemboca na parte leste do país, ajudou nisso. Não é à toa que o porto de Londres é um dos mais movimentados do Reino Unido e, consequentemente, da Europa.

A vocação comercial ajudou Londres a desenvolver um sistema financeiro altamente sofisticado a partir do século XVI. Na mesma época, um dos mais importantes artistas da história, William Shakespeare, começou a escrever peças e até a atuar na cidade com o seu grupo de teatro, os Homens do Lord Chamberlain, em palcos como o Globe Theatre.

the globe

Fonte: Unsplash

Logo, Londres tornou-se um polo cultural em boa parte graças ao legado de Shakespeare e tantos outros grandes artistas que nasceram e/ou atuaram na cidade. Não por menos, desde a criação do cinema, a cidade é uma das localizações favoritas de diretores e roteiristas da Sétima Arte, que usam a capital britânica como pano de fundo. Entre os filmes que se passam em Londres, podemos mencionar desde comédias românticas como Um lugar Chamado Notting Hill e O Diário de Bridget Jones até películas de terror, como Extermínio.

Londres também mostraria um grande potencial para exercer influência sobre o mundo dos jogos. Um exemplo disso é a indústria dos jogos de cassino online, que podem ser acessados a partir de qualquer aparelho com conexão à internet e que viram na cidade uma fonte de inspiração. Em plataformas como a NetBet, por exemplo, pode-se tanto jogar roleta ao vivo com um crupiê de verdade no Live London Roulette, com ambientação na capital britânica, quanto percorrer os principais pontos da cidade ajudando a desvendar os mistérios da localidade no caça-níquel The Secrets of London.

No que tange a seriados, a tendência é semelhante à dos filmes. Com cada vez mais produções britânicas se alastrando pelo mundo graças à qualidade das obras produzidas, e também por meio de plataformas de streaming como Netflix e Amazon Prime, que investem nestes seriados, Londres se torna ainda mais vista do que já era antes. Entre os seriados que se passam na capital, estão Sherlock – que segue as aventuras do famoso detetive Sherlock Holmes ao lado do seu fiel companheiro, o doutor John Watson – e Fleabag, cujas temporadas ganharam uma série de premiações dentro e fora da Inglaterra.

Londres também marca presença de forma intensa nos universos musical e futebolístico

A presença de Londres também se faz fortíssima no mundo da música. A região de Chelsea, por exemplo, é conhecida por servir ou ter servido de área residencial para artistas mundialmente famosos, como Elton John, Eric Clapton e Freddie Mercury, que também compuseram algumas de suas maiores obras musicais no bairro. Foi também em Londres que nasceu uma longa lista de artistas e bandas dos mais diferentes estilos musicais, desde a cantora Adele até a banda de heavy metal Iron Maiden.

Seria difícil deixar o futebol de lado quando se fala da influência cultural de Londres sobre o resto do mundo. Dezenas de clubes que hoje jogam nas primeiras ligas inglesas se encontram na capital, incluindo aí Chelsea, Arsenal e Tottenham, alguns dos maiores clubes do esporte atualmente. Ao lado deles, na primeira divisão da Inglaterra, encontram-se Crystal Palace, West Ham e Fulham como times representando Londres na Premier League.

As maneiras por meio das quais Londres exerce sua influência cultural são claramente variadas e difíceis de serem “contidas” ou enfrentadas por outras cidades que também almejam se tornar grandes epicentros culturais. É um posicionamento contínuo como cidade global que faz e fará de Londres um local sempre relevante para o mundo em esferas que ultrapassam a cultural, seja lá qual for o rumo que a Inglaterra e o Reino Unido tomarem no futuro.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x