interativos
workshop de criação

Interativos, além de um projeto de arte colaborativa, é uma nova conquista na história da escritora e artista Sylvia Morgado. A interatividade é uma característica sempre presente nos trabalhos que Sylvia desenvolve, mas agora esse elemento ganha uma nova dimensão.

Isso vem como resultado da evolução do processo de criação, mas também como realização de um sonho. A partir de janeiro de 2017, Sylvia terá um espaço para dividir com o público, onde este passa a interferir diretamente na criação. É sobre este novo espaço e esta nova fase que Sylvia fala em nosso vídeo.

the create space

Create Place – espaço para a arte interativa

Como projeto em si, Interativos não é novo. Ele foi lançado durante uma série de workshops que Sylvia promoveu no Barbican Centre, em 2014. A grande diferença é que agora o projeto ganha um endereço permanente no The Create Space, que é parte daSt Margaret’s House.

Trata-se de um espaço comunitário comunitário, na região de Bethnal Green, onde diferentes atividades são desenvolvidas. Foi lá que a gente foi encontrar Sylvia. Além da sala onde os workshops vão acontecer, ela também ganhou uma sala que passa a ser o seu novo estúdio de criação.

interativos

Como participar do Interativos

Como o nome já sugere, o projeto só tem sentido com a participação do público. A partir de 2017, sempre no primeiro sábado de cada mês, Sylvia receberá qualquer pessoa que queria participar dos workshops criativos. Mas qual é a ideia? Primeiro, é preciso entender esta nova fase no trabalho de Sylvia Morgado.

Até o presente, a interatividade era um convite para que as pessoas participassem da criação depois do processo finalizado. O público interagia com a peça já criada. A ideia agora é que ele participe da concepção e criação artística. Como ela mesma ressalta, “colocando a mão na massa”. Quem quiser participar, basta aparecer por lá.

workshop interativo

Sylvia Morgado

Conhecendo a artista

Além de saber mais sobre o novo projeto que ela está lançando, o nosso vídeo também é uma oportunidade para você saber mais sobre Sylvia Morgado. Feliz com a nova fase que passa a viver com a conquista de um espaço físico para trabalhar, você vai descobrir porque isso é tão importante para Sylvia.

Ao apresentar os livros, objetos e materiais que compõem o seu espaço de trabalho, ela também vai revelando aspectos do próprio processo criativo. Ela vai construindo suas peças a partir de elementos completamente diferentes e inesperados. Pode ser uma máquina de escrever, uma embalagem de supermercados, algo achado no lixo, flores ressecadas. O resultado é sempre surpreendente.

flores secas

Outros projetos e exposições

Em nossa conversa, descobrimos que mais coisas estão acontecendo neste fechar de 2016, na vida da nossa convidada. Sylvia está com uma escultura exposta na Exposição de Arte Ibero Americana, na Embaixada do Brasil em Londres.

A partir do tema “Utopia” proposto pelos organizadores, ela criou um trabalho cujo nome é Through the Sky. É uma escultura interativa. Enquanto vê o trabalho, você tem a opção de ouvir o som do vento, usando um dos elementos que compõe a peça: um gravador. É uma peça que sugere a falta de limites como um elemento dos sonhos. “Uma viagem”, nas palavras de Sylvia. Em arte, viajar é preciso, a gente completaria.

utopia-sylvia-morgado

Em um horizonte muito próximo, dia 17 de dezembro, de 2016, Sylvia se junta à poeta Alice Hsieh para a exposição Troca-Troca, An Exchange. É um projeto de poesia colaborativa, que vai reunir poemas das duas artistas.

Elas se conheceram como participantes do Book Club da Embaixada do Brasil em Londres e, partir daí, se tornaram amigas. Além de poesia, a noite vais ser de festa, celebrando um ano muito especial que está indo embora, mas também abrindo as portas de 2017.

poesia de Sylvia Morgado

Além dos convites da Sylvia, agora, só nos resta deixar o nosso. Já que estamos falando em interação, agora é hora de você se mover: clique a tecla “play” do nosso vídeo para conhecer mais sobre a nossa artista convidada.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv