jean william
o talento de um tenor brasileiro

Jean William nasceu com o talento para cantar e vem realizando um sonho que parecia impossível.

No vídeo acima, você tem a oportunidade de conhecer a história dele. Parece um roteiro tirado de um conto de fadas. Ele nasceu em uma família humilde e foi criado pelos avós: ele, lavrador, enquanto ela trabalhava fazendo limpeza em um hospital. No entanto, Jean teve a sorte de crescer em um ambiente musical. Os avós eram afinados e o avô, em especial, era multi-instrumentista.

tenor brasileiro

Jean William

Jean William – talento, sorte e dedicação

Desde a infância, Jean William revelou-se um talento musical. Em Barrinha, cidade do interior de São Paulo, a voz do menino já encantava. Ele começou na igreja e logo estava sendo convidado para cantar em ocasiões especiais. Ainda adolescente, formou uma banda de rock. Logo descobriria que a música popular não era o caminho que lhe estava reservado.

As coisas começam a mudar assim que ganhou um concurso cujo prêmio era uma bolsa de estudos. No primeiro dia de aula, a professora o surpreendeu com o argumento de que não sabia como orientá-lo, já que ela era uma cantora lírica. Para salva a bolsa de estudos, ele recorreu ao talento: imitou Pavarotti.

estrelinha

Jean William

Após 3 meses de estudo, surgiu o primeiro desafio: uma apresentação em público. Era um evento para professores da rede estadual de ensino, com mais de 2 mil participantes. A apresentação de Jean William tornou-se um divisor de águas na história do jovem talento. Depois do concerto, uma senhora, encantada com a performance, foi falar com ele.

Dona Júlia, como ele, carinhosamente a chama, viria a se tornar o primeiro dos dois grandes encontros que encaminhariam a carreira de cantor lírico de Jean William. Decidida, Dona Júlia convenceu a avó dele e Jean passou a morar na casa dela. Bancando as aulas de música, de inglês e francês, Dona Júlia investiu na preparação de Jean William para a etapa seguinte: o vestibular.

cantor Jean William

Jean William

USP e carreira profissional

Bem sucedido, ele foi estudar música na USP. Os anos de faculdade foram de grande desafio. Ele, que havia se preparado por apenas 6 meses, encontrou colegas que tinha formação musical bem mais sólida. E ainda tinha que enfrentar as apresentações que permitissem a sobrevivência. Venceu o desafios e se formou em 2009.

Agora era a hora de encarar a profissão. No Brasil, para um garoto com as origens de Jean William, a carreira de um tenor é quase um sonho impossível. Mais uma vez, ele contaria com a sorte e a velha determinação: a ver a apresentação de uma orquestra de jovens, regida pelo consagrado maestro e pianista João Carlos Martins, ele decidiu que queria ser ouvido por ele.

nelson ayres

Nelson Ayres

Com a ajuda da Dona Júlia, conseguiu marcar a audição e, numa sexta-feira, viajou para São Paulo. No dia seguinte, ele já estava se apresentando com a orquestra. Mais que isso: ganhou um contrato e se tornou o solista da mesma. Assim como a Dona Júlia o ajudara nos passos iniciais da formação musical, pelas mãos do maestro, ele ganharia o mundo.

Foram inúmeras as apresentações no Brasil, incluindo uma durante a visita do Papa Francisco, onde cantou na orla de Copacabana para um público estimado de 3 milhões de pessoas. Também se apresentaria no Lincoln Center de Nova Iorque, que Jean considera um dos pontos altos da carreira. Depois de ganhar uma bolsa des estudos, viveu na Itália e se apresentou por diversos países, dentro e fora do Continente Europeu.

tenor

Jean William

Foi a primeira vez que ele esteve em Londres. O objetivo da curta viagem foi fazer uma audição para uma agente local. Como nada na vida dele parece ser impossível, este é um sinal de que novas portas podem se abrir no futuro.

No final do nosso vídeo, ele revela que tem desenvolvido um trabalho em Viena, em parceria como o renomado produtor musical Stefan Schrupp. Você também tem a oportunidade de ouvir Jean canta “Estrelinha, de Nelson Ayres e Edgar Poças, do CD Dois Atos, gravado pela Dabliú Discos. Tudo e um pouco mais, no vídeo acima.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv