jiu jitsu brasileiro na inglaterra
brighton

O jiu jitsu brasileiro na Inglaterra é cada vez mais popular.

Na verdade, o Jiu Jitsu não é uma forma de luta marcial imediatamente relacionada à cultura brasileira. Mas isso tem mudado de uma forma tão rápida porque já existe um jiu jitsu genuinamente nacional. E o mais surpreendente é que este jiu jitsu com cara e jeito de Brasil, nascido nas ruas do Rio de Janeiro, em tão pouco tempo, já ganhou o respeito internacional.

jiu jitsu brasileiro no exterior

Descubra mais:

Capoeirista brasileiro lança livro em Londres

Gustavo Oliveira e o Jiu Jitsu brasileiro na Inglaterra

Em nossa visita a Brighton, fomos conhecer o brasileiro Gustavo Oliveira, que começou a praticar o jiu jitsu em sua cidade natal, o Rio, e hoje tem uma academia na cidade, a Brighton Brazilian Jiu Jitsu Academy, bem à beira mar. Ele também mantém o Grab & Pull, um site onde você pode buscar mais informações sobre o jiu jitsu em Brighton e na Europa.

aula de jiu jitsu

Gustavo é um brasileiro que, a exemplo de tantos outros, nunca havia planejado viver fora do Brasil, muito menos em Brighton, e que viu o tempo passar, a ponto de já estar há 16 anos na cidade e não planejar uma volta ao Brasil, a não ser quando vier a aposentadoria.

academia de gustavo oliveira

Jiu Jitsu brasileiro abrindo academia

Inicialmente, ele foi viver em Oxford, onde estudou inglês. A partir de uma viagem para visitar um amigo numa cidade próxima a Brighton, acabou mudando para o sul da Inglaterra e, mais tarde, se fixou em Brighton, onde, antes de abrir a sua academia, aproveitou o que a cidade oferece em termos de aprendizado musical, para estudar música, uma vez que ele também é baixista. Hoje, além de dar aulas, ele promove eventos e apresentações de jiu jitsu em diversas cidades européias e desenvolve um projeto, patrocinado pela prefeitura de Brighton, dando aulas para crianças nas escolas públicas da cidade.

vista da academia de jiu jitsu

Neste vídeo, você terá a oportunidade de saber um pouco mais sobre Gustavo e alguns dos grandes nomes do jiu jitsu brasileiro na Inglaterra.  Mas também sobre o trabalho dele como divulgador de uma arte marcial que, de tão brasileira, já merece uma faixa verde e amarela. Vamos à luta.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv