joão carrascoza
um escritor e seus livros

O escritor João Carrascoza é um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea. Uma posição que se esconde por trás da simplicidade e de um jeito simples. Características que talvez se expliquem pela origem: João nasceu na pequena cidade  de Cravinhos, interior de São Paulo. Foi lá, onde leu, encantado, as histórias que descobria nos livros da mãe.

Também ouvia, com o mesmo encantamento, histórias que o pai gostava de contar. Às vésperas do lançamento do livro “A Estação das Pequenas Coisas”, pela Editora Positivo, ele veio a Londres participar de uma Feira do Livro e do “Meet de Author”, evento promovido pela Embaixada do Brasil, onde tivemos o privilégio de encontrá-lo para uma conversa.

João Carrascoza

João Carrascoza

Descubra mais:

Um registro da passagem da poeta Adélia Prado por Londres

João Carrascoza – um escritor com destino traçado

Aos 17 anos, João Carrascoza deixou Cravinhos e foi morar em São Paulo. Mudava de domicílio, mas o objetivo traçado, ainda na cidade natal, era mesmo: ser escritor. Mas para perseguir tal objetivo ele também precisava de uma atividade para se manter. Foi estudar Publicidade e Marketing e foi trabalhar como redator publicitário.

Mais tarde, também seguiu a carreira acadêmica, como professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Ele abandonou o trabalho em agência de propaganda, mas continua em plena atividade como professor. Como não poderia deixar de ser, também acabou escrevendo livros cujo tema é a comunicação.

livros de João Carrascoza

O primeiro livro

A necessidade de sobreviver não impediu o sonho trazido na bagagem para São Paulo se realizasse. Começou publicando contos infantis. Em seguida, vieram os contos e romances para adultos. Ao mesmo tempo, começou a publicar em colunas literárias de jornais. Um momento crucial foi quando resolveu participar de um concurso literário no Paraná.

A responsabilidade era grande: tratava-se de um concurso já vencido por nomes consagrados da literatura nacional: Clarice Lispector, Rubens Fonseca, Roberto Drummond, entre outros.  Mas não deu outra: João saiu-se vencedor e, com isso, veio o primeiro livro publicado: Hotel Solidão. De lá para cá, são mais de 40 livros e muitos prêmios.

joão carrascoza

O humano nos livros de Carrascoza

Outro aspecto importante que faz valer a pena você ver o nosso vídeo acima é ouvir João Carrascoza falar onde nasce o objeto da literatura dele. João busca nas relações afetivas, principalmente aquelas que são frutos dos relacionamentos familiares, o motivo para a construção das suas histórias.

É no contato com as pessoas, muito prezado por ele, que nasce a laboração dos seus personagens. Uma prova de que não é preciso ir longe para buscar os elementos de composição literária.

joão carrascoza em londres

Obviamente, a gente não poderia deixar de se interessar sobre as impressões londrinas do nosso convidado. Ele já havia passado por Londres, mas, dessa vez, nos intervalos dos compromissos profissionais, teve a oportunidade de andar e conhecer um pouco mais a cidade.

São estas impressões, colocadas de forma muito peculiar, que você fica sabendo no final de um encontro que muito enriqueceu a nossa galeria de vídeos com autores brasileiros. Vale a pena conferir.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv