jones albuquerque
a matemática da saúde

Jones Albuquerque é apaixonado por ciência e esporte, mas o que o distingue de tantos outros, que podem ter as mesmas paixões, é que ele consegue vivê-las no seu dia-a-dia. No campo da ciência, além de professor do Departamento de Estatística e Informática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, ele exerce o lado empreendedor, como um dos sócios na StartUp que eles criaram com o objetivo de proporcionar à população um sistema de saúde privado e barato. No campo esportivo, ele participa, como amador, em provas nacionais e internacionais de triatlo.

UCL Londres

UCL – University College London

Descubra mais:

Uma trilha para os amantes da caminhada, em Londres

Jones Albuquerque – na trilha dos inventores

O nosso encontro com Jones Albuquerque aconteceu na UCL – University College London -, onde ele se encontra desenvolvendo estudos, a partir de um intercâmbio, que já existe há 30 anos, entre a UCL e o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami, onde ele é pesquisador. Algumas informações que Jones passa logo no início da nossa conversa são de extremo valor para quem procura um centro de excelência no ensino: além da Inglaterra ser um celeiro de descobridores e inventores, a UCL está no Top 10 no ranking das melhores universidades do mundo. Entre os exemplos de grandes nomes da ciência, ele cita os ingleses Alan Turing, inventor da computação, e John Snow, considerado o pai da moderna epidemiologia.

jones albuquerque

Jones Albuquerque

O Triatleta

O outro lado cultivado por Jones Albuquerque é o de atleta. Ou, mais que isso, triatleta, porque ele mantém a forma física pedalando, nadando, correndo. Mesmo durante o inverno londrino ele mantém a disciplina. Se chove, por exemplo, ele pedala em um simulador, em casa. Para praticar natação, ele usa as facilidades da piscina do Parque Olímpico. Foi para lá que a gente seguiu para a segunda parte da nossa conversa com Jones, registrada em nosso vídeo.

jones albuquerque

Na piscina de Phelps – legado olímpico

Ao chegar no Parque Olímpico, Jones Albuquerque revela algo que, provavelmente, até mesmo a maioria dos londrinos não sabe: a piscina olímpica é aberta ao público. Isso mesmo, qualquer pessoa pode ter acesso à área da piscina onde Machael Phelps bateu vários recordes nos Jogos de Londres 2012. São duas opções: tornar-se membro ou pagar 5 libras (valor de fevereiro, 2018). Não importa se você é turista ou residente, o espaço é um legado do Jogos que todos podem usufruir.

máquina matemática

Com a piscina olímpica de fundo, Jones falou mais um pouco sobre o projeto que está desenvolvendo na UCL. A máquina usada pela StartUp dele no Brasil foi desenvolvida pelo matemático Alan Turing no século XIX. E, com esta máquina, eles já foram contratados para analisar probabilidades de epidemias durante grandes eventos, como as Olímpiadas e a Copa do Mundo no Brasil.  Mas em Londres, ele está pesquisando e tentando resgatar a máquina criada no século XIX por Leibniz, filósofo e matemático alemão. Em seguida, Jones Albuquerque foi praticar uma das suas atividades prediletas em Londres: nadar na piscina olímpica.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv