jorge VI do reino unido
um rei improvável

Jorge VI do Reino Unidoera o segundo dos 4 filhos do Rei Jorge V, o que fazia dele um improvável sucessor do pai. Bisneto da Rainha Victoria, ao nascer, ele era o quarto na fila para assumir o trono, atrás do avô, do pai e do irmão mais velho, Eduardo. Ele nasceu, em Norfolk, em 14 d dezembro de 1885, mesmo dia da morte do bisavô, o Príncipe Albert. Como homenagem, recebeu o nome de Albert Frederick Arthur George.

jorge VI

Jorge VI

Jorge VI – gago e hesitante

Uma vez que não era visto como um sucessor direto, Albert, antes de se tornar Jorge VI, teve uma vida longe dos holofotes. Estudou no Trinity College, na Universidade de Cambridge, e serviu a marinha e a força aérea britânicas. Do casamento com  Isabel Bowes-Lyon, nasceram as duas filhas: a futura Rainha Elizabeth II e a Princesa Margaret. Jorge VI também era visto como uma pessoa de personalidade hesitante e saúde fragilizada. Gago, ele evitava falar em público.

Jorge Vi e Isabel Bowes-Lyon

Jorge Vi e Isabel Bowes-Lyon

A abdicação de Eduardo VIII – casamento e fim de reinado

Quando Jorge V morreu, em janeiro de 1936, o irmão mais velho, assumiu o trono como Eduardo VIII. Mas o reinado dele não chegaria a completar o primeiro ano. Na verdade, acabou antes da data marcada para a coroação. O cenário da abdicação começou a ser desenhado quando ele comunicou a Stanley Baldwin, então, primeiro ministro, que pretendia casar-se com Wallis Simpson, uma “socialite” norte-americana. Ela havia se divorciado duas vezes, com um agravante: os dois ex-maridos ainda eram vivos. O rei ouviu do primeiro-ministro que isso seria inaceitável.

Eduardo VIII

Eduardo VIII

O lado nazista do irmão de Jorge VI

Embora a intenção de se casar com… tenha sido a versão oficial para a abdicação de Eduardo VIII, ele ainda era vivo quando circularam documentos que revelavam a simpatia pelo nazismo, tendo, inclusive, encontrado-se com Hitler. Isto nunca foi assumido como a causa da abdicação, mas, certamente, teria causado grande constrangimento se a verdade viesse à tona com ele ocupando o trono.

Princesas Elizabeth e Margaret

Princesas Elizabeth e Margaret

Mesmo com a renúncia do irmão, e sendo o sucessor natural, as coisas não ocorreram de forma tão tranquila. Uma vez que Jorge VI não tinha filhos homens, gerou-se um rumor sugerindo que o novo monarca deveria ser o filho mais novo de Jorge V, Príncipe Jorge. Ele era o único entre os 4 irmão com um filho homem, o que garantiria uma linha sucessória masculina. No final, mesmo com certa relutância de Jorge VI, ele tornou-se rei no dia 11 de dezembro de 1936, dia da abdicação do irmão. Com a adoção do nome, ele sinalizava que daria continuidade ao reinado do pai.

jorge VI

Segunda Grande Guerra – Jorge VI e militares da força aérea e exército britânico.

Jorge VI assumiu o trono durante um período de grandes mudanças. Os tempos de glória do Império Britânico já faziam parte dos livros de história e o mundo estava às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Foi ele que, formalmente, declarou guerra à Alemanha de Hitler. O reinado dele também coincidiu com a conquista da independência pela Irlanda, que deu o primeiro passo para sair do Reino Unido no dia da abdicação de Eduardo VIII. Esse passo consistiu em retirar da constituição irlandesa qualquer menção ao monarca. Ele também foi o primeiro rei britânico  da era da Commonwealth, organização formada pelo Reino Unido e as suas ex-colônias.

Um dos grandes legados de Jorge VI foi a restauração da popularidade da monarquia, em um período de grande dificuldade para o país, por conta da Grande Guerra. Ele morreu no dia 6 de 1952, em Norfolk, mesmo lugar onde nasceu. Ele seria popularizado no vencedor do Oscar de melhor filme “O Discurso do Rei”.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv