kensington gardens
e serpentine galleries

Kensington Gardens e 2 galerias: Serpentine e Serpentine Sackler Gallery

Passear pelos parques londrinos é sempre um passeio especial, mas ele fica ainda melhor quando você conhece a história. No caso desse passeio com Vania Gay, nossa guia de turismo credenciada, você ainda vai ver duas galerias de arte muito especial. E, claro, um pouco da história de cada uma delas.

Kensington Gardens

Kensington Gardens

Descubra mais:

Um passeio pelo belo St James Park

Kensignton Gardens e sua origem real

A primeira coisa que você descobre em nossa caminhada com Vania é que, no passado, Kensington Gardens foi parte do Hyde Park. A história começa a mudar com a chegada do Rei William III e da Rainha Mary II. Os novos residentes foram ampliando a propriedade, comprando partes do Hyde Park. O motivo da mudança do casal foi a busca de ar puro, por conta da fragilidade da saúde de William. Antes, eles viviam no Palácio de Hampton Court.

Serpentine Gallery

Serpentine Gallery

Serpentine Gallery

A Serpentine Gallery é um espaço muito especial para quem quer juntar um passeio no parque e boa arte contemporânea. Há sempre exposições acontecendo e a entrada é grátis. Aqui mesmo, entre os nossos vídeos, você pode ver a exposição dos trabalhos da grande artista brasileira Lygia Pape, na Serpentine Gallery. A origem da galeria é bem curiosa: o medo de revoltas populares fez com que ali fosse construído refeitório, onde os trabalhadores pudessem comer durante o passeio pelo parque.

Vania também chama a sua atenção para um grande evento que acontece no verão londrino: o Serpentine Pavillion, um construção temporária erguida por um arquiteto escolhido a dedo. Uma das edições do pavillion foi criada pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemayer. A condição para que o arquiteto seja escolhido é que ele não tenha nenhuma construção na cidade.

Serpentine Lake

Serpentine Lake

Serpentine Lake

No caminho para a segunda galeria de arte, vale a pena apreciar a beleza do Serpentine Lake. Olhando tanta beleza natural, você nunca diria que trata-se de um lago artificial. Ele foi aberto a mando da Rainha Caroline, em 1730. Além da vegetação, há muita ave aquática que tornam esse lago ainda mais vivo e deslumbrante.

Serpentine Sackler Gallery

Serpentine Sackler Gallery

Serpentine Sackler Gallery

A Serpentine Sackler Gallery é a irmã mais nova das duas galerias de arte. A origem das duas edificações, no entanto, são distintas. Originalmente, o prédio da Sackler Gallery era um local para armazenamento de armas. Magazine é o nome em inglês para locais destinado ao estoque de arsenal de guerra. Foi construído no início do século XVIII, quando havia um temor de invasões, por conta das guerras contra a França de Napoleão Bonaparte.

The Magazine Restaurant

The Magazine Restaurant

The Magazine

Se no seu interior a Serpentine Sackler tem como atração obras de arte de artistas renomados, o seu anexo não é menos atraente. Trata-se do The Magazine Restaurant, um belíssimo exemplo de arquitetura moderna ao lado de uma construção do século XIX.

The Magazine Restaurant

The Magazine

O projeto é da consagrada artista britânica, de origem iraniana, Zaha Hadid, que faleceu em 2017. Vale a pena passar por lá mesmo que você esteja sem nenhum apetite porque, certamente, você vai querer fazer uma foto para o seu Instagram. Foi lá que Vania se despediu desse passeio cheio de beleza natural e arte.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv