latin american season
the blind one & the mad one

O Latin American Season é um projeto da John Thaw Initiative, com a curadoria do Untold Collectiv.

O objetivo do Latin American Season é promover peças do Continente Americano, em português e espanhol, que em estágio inicial de desenvolvimento e que foram traduzidas para o inglês. Em sua primeira edição, a curadoria selecionou 22 peças. Entre elas, ‘The Blind One & The Mad One‘, escrita pela brasileira Claudia Barral, era uma das nossas representantes.

Actors Centre

Latin America Season – o teatro latino americano em inglês

O Latin American Season acontece no The Actors Centre, entre os meses de janeiro e abril. No caso de ‘The Blind One & The Mad One’, as performances aconteceram entre os dias 22 e 25 de janeiro. Além de registrar momentos da performance, a gente foi conversar com diretor e tradutor da peça, Almiro Andrade, e as atrizes Camila França e Trine Garrett.

latin american season

Da esquerda para a direita: Camila França, Almiro Andrade e Trine Garrett

Almiro Andrade é um velho conhecido do Canal Londres. Além de traduzir, atuar e dirigir, ele também dá aulas na Universidade de Manchester. Camila França e Trine Garret são mais que atrizes: elas são fundadoras da Foreign Affairs, uma companhia de teatro que, em 2020, completa 10 anos de atividade. Juntas, elas produzem, dirigem, fazem o marketing. Por incrível que pareça, é a primeira vez que atuam juntas. Vale destacar que é a Foreign Affairs que produz a peça.

the blind one & the mad one

Trine Garret e Camila França

A peça gira em torno do relacionamento de duas irmãs: Minka, interpretada por Trine Garret, é cega e, ao mesmo tempo, mais expansiva e expressa seus sentimentos sem muito pudores, além de ser fumante e gostar de cachaça; já Renata, a personagem de Camila França, é uma servidora pública, é mais contida, soando muitas vezes como “a voz da razão”. A relação é cheia de conflitos, com momentos de discordância, mas também de afetividade, como acontece em qualquer relacionamento muito próximo.

trine garret

Trine Garrett

Escrita no início desse milênio, quando autora tinha apenas 19 anos, a peça foi escrita como uma homenagem ao ator brasileiro José Lewgoy, que chegou a fazer uma leitura da peça, mas faleceu antes que Claudia Barral tivesse finalizado o texto. Nesta versão, com a permissão da autora, Almiro Andrade inseriu alguns clips que se referem à atual situação do Brasil. Com a política do atual governo brasileiro em relação à cultura, a peça realça a importância que a liberdade de pensamento e expressão tem para a arte e para a identidade do país como nação.

the blind one and the mad one

Trine Garret e Camila França

para finalizar, vale a pena um registro: neste início de 2020, 3 peças com a presença de brasileiros, produzindo, atuando e dirigindo, entraram em cartaz nos palcos londrinos. No The Vault Festival, tivemos ‘The Invisible Theatre’, dirigida por Ramiro Silveira, com Fernanda Mandagará, e ‘Frida Karlo, Viva la Vida!’, com a atriz Gael le Cornec e direção de Luis Benkard. Como não conseguimos cobrir as 3, o registro de “The Blind One & The Mad One, é uma homenagem aos nossos atuantes profissionais de teatro em Londres.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x