life beyond
solidariedade e arte
contra o câncer

O lançamento da Life Beyond – Head & Neck Cancer Support, organização, sem fins lucrativos, foi criada por dois enfermeiros: o brasileiro André Davantel e o português José Barroso. Ambos trabalham na Head and Neck Unit, do respeitado Royal Marsden Hospital, em Chelsea. A noite de lançamento da Life Beyond foi marcada pelo encontro entre a solidariedade e a arte.

Realizado no St Mellitus College, o evento teve o apoio da The Cult House, coletivo de artistas comandada pelo brasileiro J. A. Neto. Foi através desse apoio que 10 artistas, associados ao The Cult House, deram uma grande contribuição ao lançamento da Life Beyond – Head & Neck Cancer Support. A partir de máscaras usadas pelos pacientes no tratamento de câncer, eles criaram 20 peças de pura arte.

life beyond project

Life Beyond – arte a serviço da vida

Além dos brasileiros já citados, uma brasileira teve participação muito especial: a artista Daiane Medeiros contribuiu com duas das máscaras transformadas em peças de arte. Ela se juntou a um grupo formado por Belinda Moore, Deyan Mihov, Francis Charlton, Kareem Berjaoui, Lili Morgan, Lizy Bending, Marnie Scarlet, Veronica Rowlands, Eliana Davantel e André Davantel.

lizy bending

LIzy Bending

Solidariedade e Consciência

Foi a partir da convivência no acompanhamento dos pacientes do Royal Marsden Hospital que André Davantel e José Barroso sentiram a necessidade de ir além do trabalho que já realizam como enfermeiros. Parafraseando as palavras de André, os pacientes de câncer de cabeça e pescoço precisam de um suporte que vai além do tratamento médico. A presença da família e dos amigos, assim como a confiança no corpo médico, são de extrema importância para o sucesso do tratamento.

life beyond project

Por outro lado, como acrescenta Barroso, este é um tipo de câncer que ainda não despertou, na sociedade, a mesma atenção do câncer de próstata e de mama, por exemplo. A iniciativa de criar a Life Beyond, tem também este objetivo. E, para atingi-lo, serão promovidas exposições itinerantes. e parte das máscaras serão leiloadas.

j. a. neto

J. A. Neto – The Cult House

Uma das facetas mais duras para quem se submete a um tratamento dessa natureza é, obviamente, a questão financeira. Como ressalta André, se a família de um paciente depende dele financeiramente, isso vai representar dificuldades por meses e mesmo anos. Toda a vida em torno do paciente precisa ser reconstruída. A Life Beyond também foi criada pensando neste apoio indispensável.

arte no life beyond

Participação Brasileira

Perceber a presença de brasileiros em um projeto tão importante deve ser motivo de orgulho. Entre tantos brasileiros em Londres que têm contribuído, de uma forma ou de outra, para a construção de uma sociedade mais humana e solidária, mesmo distante do país de origem, Neto, André e Daiane, merecem todos os aplausos. Com gestos assim, eles também demonstram o quanto é possível integrar-se e fazer um trabalho que extrapola as fronteiras da nacionalidade à qual pertencem.

Daiane Medeiros

Daiane Medeiros

Por último, mas não menos importante, resta lembrar que o sucesso da Life Beyond vai depender, fundamentalmente do suporte de todos que podem ajudar. Fica aqui o convite para que você também participe. A maneira mais direta é partir de um gesto simples: doar. O Life Beyond – Head & Neck Cancer Support criou uma página no site deles, especialmente para doações. Você pode fazer isso em um click.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv