livros de literatura infantil
miúda children’s book
Encontrar livros de literatura infantil em Londres já foi missão quase impossível. Isso mudou. E uma das grandes responsáveis pela mudança chama-se Miúda Children’s Book. A editora é um belo exemplo de iniciativas pessoais na era digital.
No vídeo acima, a portuguesa Carla Cruz, responsável pelo projeto, conta como surgiu a ideia. Também revela como ela tem expandido o raio de alcance da sua editora. O objetivo é abranger autores e público de todos os países de língua portuguesa.
Descubra mais:
Uma escola de português para crianças brasileiras em Londres
Interessada em arte, Carla veio morar na capital londrina por conta dos estudos acadêmicos. Aqui, casou e teve uma filha. Foi a necessidade de encontrar livros na língua materna para a educação da filha que fez com que Carla percebesse esse vazio no mercado editorial: a falta de livros de literatura infantil em Londres. Em português, óbvio.
Com as facilidades que a internet oferece, ela percebeu a oportunidade. Abrir uma editora e livraria online. Foi assim que nasceu a Miúda. Ao mesmo tempo, abriu-se uma porta para autores e leitores de livros de literatura infantil em Londres.
Português do Brasil no catálogo
Em 2015, a Miúda passaria por uma mudança significativa. É o ano em que ela inicia a publicar, também, autores brasileiros. Tudo começou quando Carla conheceu Fê, ilustrador e autor de literatura infantil. Encantada com as ilustrações e histórias coloridas dos livros de Fê, a Miúda mudou: passou a disponibilizar os livros dele em sua prateleira virtual.
Mais tarde, outra autora brasileira também exerceria um especial fascínio sobre Carla e, em especial, sobre a sua filha: Sylvia Roesch. O encontro entre Sylvia e Carla aconteceu através da ABRIR – Associação de Iniciativas Educacionais do Reino Unido. Foi mais um casamento perfeito. Assim como Fê, Ticiele de Camargo e outros escritores brasileiros, os livros da Sylvia passaram a integrar o catálogo da Miúda.
Ao ver o vídeo acima, uma coisa que certamente vai chamar a sua atenção é a relação que Carla tem com os livros. É fácil perceber que existe um envolvimento afetivo e emocional com o livro. Não é um mero produto. Provavelmente, isso vem da relação que ela tem com a arte e a ilustração. É algo que vem de antes mesmo da Miúda tornar-se realidade. Relação reforçada, mais tarde, pelo fato dela ter-se tornado mãe. Quem tem filhos vai entender.