livros, poetas, arte,
movimento – dia 46

Passando da metade do segundo mês, o dia 46 de ‘Um Dia de Cada Vez‘, tem arte, tem questionamentos, tem poesia. Um dia perfeito? Claro que não, mas no sobe e desce dessa gangorra que é esse tempo de pandemia, nada como um dia após o outro. Os últimos dia foram especialmente difíceis, então, a gente estava merecendo um respiro.

E como a melhor maneira de começar o dia é com um belo sol, foi assim que abrimos o nosso dia 46. Mais precisamente, o belo nascer do sol em Londrina, registrado pelo celular Renata Sucupira. Mais tarde, Renata volta contando como foi a Terça Literária, grupo criado por ela com mais algumas amigas desde o início da quarentena.

movimenta recife

No apartamento de Mônica Luíza, a câmera de Amaro Filho acompanha dois movimentos: um na tela do computador e o outro na sala. Trata-se de um aplicativo, criado pela Prefeitura de Recife para combater o sedentarismo nestes dias de isolamento social. Chama-se Movimenta Recife e é composto por sequências de exercícios físicos que as pessoas podem fazer em casa. Mônica aderiu ao movimento e recomenda.

monica

Mônica Luíza

Mudando para a casa dos Alencar, temos Alexandre trazendo uma boa notícia do ponto de vista pessoal: ele está conseguindo regularizar o sono e acordou no horário que sempre foi habitual. Isso, no entanto, deu a oportunidade para uma observação preocupante, para dizer o mínimo. Logo cedo, ele percebe que há um movimento grande de empregadas domésticas chegando para o trabalho como se nada de sério estivesse ocorrendo. Alexandre Alencar usa a palavra certa para isso: inadmissível.

alexandre

Alexandre Alencar

Depois de 46 dias de confinamento, eu decidi revelar um pouco da minha intimidade: um pouco do conteúdo do meu Kindle. Uma vez que eu tenho o hábito de ir incorporando novas leituras muito lentamente, decidi mostrar 3 livros que adquiri recentemente. O primeiro, ‘The Proper Study of Mandkind’, de autoria de Isaiah Berlin, considerado um dos grandes pensadores na história de Oxford. É uma coletânea de ensaios e conferências para quem curte história das ideias e do pensamento.

kindle

Os outros dois são de poesia de duas poetas muito jovens: Charly Cox e Rupi Kaur. Ambas representam novas vozes femininas na poesia, que expressam os conflitos e dilemas da alma humana do ponto de vista feminino, através de uma linguagem muito contemporânea. Ambas também se tornaram muito conhecidas a partir de uma forte presença no Instagram. Particularmente, a minha preferência é por Charly Cox, pela ousadia, mas não há como deixar de admirar a profundidade que Rui Kaur, que tem maior consegue alcançar com o uso de uma linguagem muito simples.

renata sucupira

Renata Sucupira

Continuando na poesia, Em Londrina, como já disse no início desse texto, foi Terça Literária. O foco foi uma leitura comparativa entre poemas da carioca Stela do Patrocínio, que já teve o poema ‘É dito: pelo chão você não pode ficar’, lido por Renata no vídeo 39, e o maranhense Ferreira Gullar.

arte

Dizem que as paredes têm ouvidos, mas elas também podem dizer muito sobre o dono de uma casa. Assim como os livros numa estante, os quadros na parede revelam gosto, ideias e a personalidade dos habitantes de uma casa. Neste vídeo, Alexandre Alencar mostra alguns dos quadros de artistas pernambucanos que fazem parte da decoração do apartamento da família, em Recife. O fato de serem todos artistas pernambucanos já diz alguma coisa.

amaro filho

Amaro Filho

Mas temos também Amaro, lendo 3 afirmações contundentes que saíram na mídia em resposta a declarações desastrosas e desumanas de Bolsonaro. A surpresa é o autor das citações. E, como é surpresa, vamos deixar que você descubra no vídeo. Para terminar o dia, tivemos mais um belo ensaio de sapateado flamenco, com Renata Sucupira.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x