lockdown em berlim
margo marques

Em nosso quarto vídeo da série ‘Lockdown Experience’ a nossa entrevistada é a brasileira Margo Marques, que reside em Berlim, a capital da Alemanha, desde 2017. A inusitada experiência de um lockdown em Berlim afetou fortemente o cotidiano de Margo, mas também deixou boas lições.

Quando foi para Berlim, Margo Marques estava mudando de cidade, mas com o objetivo de dar continuidade ao trabalho que já fazia em Londres: organização de eventos relacionados a gastronomia como Supper Clubs, por exemplo. Prestes a completar 3 anos na cidade, 2020 havia começado como um anos que prometia muito. Ela estava em plena atividade quando as notícias começaram a chegar.

Margo Marques

Margo Marques

Uma das grandes diferenças do lockdown em Berlim, em comparado a outras cidades europeias foi a rapidez com que o governo alemão agiu. Tão logo foram detectadas as primeiras pessoas contaminada, a Primeira Ministra Angela Merkel foi à TV e fez um relato das medidas que o governo estava tomando. A partir de então, a população teve que seguir uma série de regras, com o objetivo de combater o vírus.

Margo e Silvino

Margo Marques e Silvino Ferreira Jr

Para Margo, não havia outra coisa a fazer a não ser aceitar as novas condições de vida impostas pelo lockdown na cidade e buscar formas de ocupar o tempo. Ela aproveitou para pintar e cuidar da decoração da casa, praticar ioga, levar mais a sério o estudo do alemão, mas também para pensar outras formas de trabalho, para depois da pandemia.

Silvino

Silvino Ferreira Jr

Com os resultados positivos obtidos, a Alemanha foi um dos primeiros países europeus a flexibilizar o isolamento social. A vida quase que voltou ao normal em Berlim, mas Margo tem conservado muitos dos cuidados adotados durante o lockdown. Um deles é evitar contato com diferentes grupos sociais e evitar aglomerações.

Paciência é uma palavra-chave neste momento. Afinal, como ela mesma diz: a grande lição deixada é que tudo na vida pode mudar de um dia para outro. Por isso mesmo, deixar que a vida tome o seu curso sem excesso de planejamento, pode ser uma lição a se guardar para toda a vida.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x