lombra, miss brotinho, lixo,
formiga, casa da praia – dia 49

O dia 49 da nossa série ‘Um Dia de Cada Vez‘ amanhece em Londrina. Primeiro, ouve-se, distante, o canto do bem-te-vi; cortamos então o quarto de Renata Sucupira, que estende a permanência na cama para terminar de ler um dos seus livros de quarentena. Era tão cedo que o que ainda se via no céu era a lua cheia. Daí, então, partimos para ver o que mais aconteceu nesta véspera do programa 50.

Veja a nossa página com os outros vídeos da série

E fomos de Londrina direto para ouvir de Amaro Filho que ele teve um dia de ‘lombra’. Para quem não conhece este termo bem pernambucano, ele significa relaxamento, tranquilidade, aquele dia em que você pode se desligar do mundo e matar o tempo, preguiçosamente. Faz muito bem para a mente.

londrina

Londrina

Em Pernambuco ainda, mas indo para Porto de Galinhas, onde a família Alencar alugou uma casa para passar alguns dias, temos Mônica Feijó e Maria Porto em plena atividade. Vale um parêntesis para lembrar que hoje é o dia das mães e essa passagem pela praia é um presente do marido e da filha para Mônica. Daqui, o nosso ‘Feliz Dia das Mães’ para as duas mães do grupo: Mônica Feijó e Mônica Luíza. E o dia lá começou agitado, com mãe e filha malhando, com música ao fundo, criando um clima de festa.

monica e Maria

Mônica Feijó e Maria Alencar

Em Londres, pouca atividade a não ser editar vídeo e preparar o texto do programa passado. Uma vez que o dia foi de muito calor, fui executar a tarefa de aguar as plantas que ficam na frente da casa. Aproveitei, então para falar sobre a coleta de lixo em Londres. Uma vez que a cidade é dividida em 32 distritos, chamados de Boroughs, com relativa autonomia administrativa. No caso da coleta de lixo, cada um decide a cor das lixeiras para o lixo orgânico, o reciclável e o comum. É o Borough que também decide o dia da coleta.

lixo

Em dia de preguiça, Renata resolveu mexer nas gavetas. Acabou encontrando lembranças da família da primeira metade dos anos 60. Ainda vivendo em Recife, a mãe de Renata, Maria do Carmo Duarte, foi vencedora do concurso Miss Brotinho, que era promovido pelo Clube Internacional do Recife. Além do registro da premiação, a mãe dela guarda a revista do clube, da qual foi capa, assim como reportagens sobre a participação dela e das irmãs em concurso de fantasia promovido pelo Internacional.

renata sucupira

Maria do Carmo Duarte e Renata Sucupira

E Alexandre Alencar teve o seu momento poético nesse dia 49. Aproveitando a imagem de um grupo de formigas em torno de restos de alimentos, ele lembrou de versos populares, de autor desconhecido, relacionados ao trabalho de formigas que carregam o corpo de uma barata. Veja no vídeo e descubra qual é a moral da história.

formigas

E a ‘lombra’ de Amaro foi cercada de música. Ele aproveitou o dia de tranquilidade para ouvir dois grandes músicos brasileiros. O primeiro foi o percussionista brasileiro Airto Moreira, que construiu uma carreira internacional nos Estados Unidos, onde vive, com a esposa, Flora Purin, há décadas. Em seguida, momentos dedicados a uma revisita à obra de um dos grandes compositores da música brasileira, Edu Lobo, que nasceu no Rio mas de família pernambucana.

amaro Filho

Amaro Filho

Ainda houve tempo para um desafio de carteado. Diante de uma certa dificuldade de Maria Porto para cortar as cartas do baralho, o pai resolveu mostrar como se faz. Lá de Londrina, Renata entrou no jogo e resolveu mostrar que sabe manusear um baralho. Você vê e decide quem dá as cartas. Antes, porém, ela teve tempo para mostrar em que estágio se encontra o tricô que ela começou a fazer.

renata

Renata Sucupira

E encerramos com duas imagens em preto e branco: a primeira é de Vitamina, em note de lua cheia, deitada na espreguiçadeira. De lá, cortamos para o ritmo de pista dançante com Renata Sucupira agitando a noite de sexta-feira.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x