canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

londres: um leste multicultural
e culturalmente ativo

A imagem de Londres para os estrangeiros pode estar focadas nos principais monumentos e na realeza, mas a cidade tem muito além disso! Venha conhecer as características multiculturais do leste de Londres e perceber como uma cultura diversificada (sobre)vive.

leste de londres

Não faltam brasileiros visitando Londres ou se mudando para essa cidade britânica. De fato, esse destino é muito procurado, ainda que nem sempre os brasileiros saibam realmente o que irão encontrar quando se dirigem para a Europa.

Num momento em que quase todas as atividades do cotidiano têm um enquadramento digital – incluindo o aprendizado, a comunicação interpessoal ou as apostas esportivas ao vivo nas principais competições – essa noção poderá lhe parecer algo estranha: mas existem regiões de Londres que nenhum vídeo, texto ou foto que cheguem até você informaticamente poderão apresentar de forma plena.

Conhecer o leste de Londres, por exemplo, com toda a sua multiplicidade cultural e toda a sua diversidade, é algo que significa palmilhar suas ruas e ter contato com os residentes, com as artes, com os eventos e com a energia local.

Ainda que não seja possível transmitir tudo isso num simples artigo, lhe deixamos algumas das razões que justificam o que estamos dizendo, para abrir sua curiosidade e, quem sabe, levá-lo a visitar a mais diversa das regiões londrinas. Confira.

 

Arte de rua em Shoreditch Banksy

Banksy em Shoreditch

Um olhar global sobre Londres

A capital britânica está dividida em 32 distritos e engloba 9 milhões de pessoas. Se trata de uma cidade viva, ativa e onde a azáfama das metrópoles é visível, numa emoção bem condizente com a forma como imaginamos, no Brasil, uma capital europeia.

Ainda que locais como o palácio e o Big Ben façam parte do roteiro obrigatório da cidade, pegar o ônibus turístico para ver essas atrações dificilmente lhe mostrará a verdadeira alma da cidade.

Para que a veja, você precisa imergir nos ambientes citadinos e sentir a pluralidade cultural dessa capital.

Longe do centro de Londres, outros bairros convidam para que você conheça universos mais amplos e diversos, onde você encontrará avenidas repletas de palacetes históricos e formas de arte, religião e tradição absolutamente únicas. Daqui, nossa mente é levada, em automático, para o leste da cidade e sua imensa diversidade cultural..

box park

BoxPark – Shoreditch

O leste londrino e suas ofertas culturais

As regiões leste de Londres, incluindo Brick Lane e Shoreditch não são as mais turísticas da cidade. Na verdade, quem visita Londres acaba, muitas vezes, nem indo nessa região.

Tendo representado um reduto laboral da cidade, que se urbanizou ao longo dos séculos, essa região deixou, lentamente de apresentar indústria e olaria para se tornar um espaço de tradicionais feiras e mercados, onde você irá encontrar tudo, desde velharias até vestimentas retrô e arte eclética.

Muito ligada na arte, essa região lhe oferece inúmeras possibilidades de assistir a peças clássicas e inovadoras de teatro (albergando, na verdade, o primeiro teatro do país).

shoreditch londres

Shoreditch

A diversidade de culturas presente na região é visível na própria rua, onde murais revelam a variedade de etnias, credos e nacionalidades que ali coabitam. A região quase parece um museu, já que, ao palmilhar suas ruas, você encontra murais com grafites feitos por artistas tão famosos quanto Banksy ou Ben Eine.

Essa diversidade é também visível na gastronomia, no contato interpessoal e nos espetáculos que têm lugar nesse bairro.

Ainda que tenha se tornado um pouco mais popular após ter recebido as Olimpíadas de 2012, época na qual vários compêndios de habitação e ensino surgiram na região, o fato é que continua existindo um toque de unicidade e diferença nesses bairros, o que faz deles um interessante ponto de passagem para quem ama conhecer o lado mais diverso de cada capital.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x