siga-nos no facebook >

canallondres

lugares históricos de londres
st pancras churchyard

do mausoléu que inspirou a famosa cabine vermelha a cenário para fotos os beatles

Pense em lugares históricos de Londres. Provavelmente, você não vai lembrar de St Pancras Churchyard. Normal, não é um lugar que esteja nos guias de viagem mais tradicionais. Também é um grande motivo para você ver o vídeo acima. Nele, Vânia Gay, nossa guia de turismo credenciada, desvenda este lugar muito especial. Embora seja uma área pequena, parte da St Pancras Old Church, tem muita história por metro quadrado.  Ao final do vídeo acima, você vai ficar com a impressão que saiu de uma aula de história. Na verdade, é uma aula de história. Vamos ver algumas razões?

Lugares históricos para conhecer em Londres

Mausóleu que inspirou o design da cabine vermelha

Saiba mais:

Um video que mostra outro lugar que guarda muita história em Londres

A inspiração para o design da cabine telefônica vermelha.

Não precisa conhecer Londres para saber o que significa a cabine telefônica vermelha. É um dos mais famosos ícones da cidade. Com a popularização do celular, ela é cada vez menos usada, mas nem isso perde a sua importância. O que pouca gente imagina é que o criador do design da cabina vermelha, Sir Giles Gilbert Scott, foi buscar inspiração em um mausoléu. Este mausoléu, da família do Sir John Soane, está no St Pancras Churchyard. John Soane, famoso arquiteto, foi o responsável pelo projeto do prédio do Bank of England, entre outros.

Lugares históricos de Londres

Túmulo da pioneira do feminismo Mary Wollstonecraft

Pioneira do feminismo e mãe da criadora de Frankenstein

O túmulo de Mary Wollstonecraft é mais um motivo que faz de St Pancras Churchyard um dos lugares históricos de Londres. Vale a pena você conhecer. Escritora, nascida no século XVIII, ela já defendia a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Era uma época em que sequer existia a palavra feminismo. O valor histórico de Mary Wollstonecraft pode ser medido pela decisão de manter o túmulo dela ali. Por razões sanitárias, uma lei obrigou a remoção dos túmulos dos jardins das igrejas. Como se fosse pouco, ela é a mãe de Mary Shelley, a criadora de Frankenstein.

Lugares para visitar em Londres

St Pancras Old Church

Cenário para promoção de dois discos dos Beatles

Para quem é fã da mais famosa banda inglesa de todos os tempos, St Pancras Churchyard deveria ser ponto de peregrinação. Os Beatles posaram nos jardins da igreja para fotografias que promoveram dois dos seus mais conhecidos álbuns ali. O primeiro, Hey Jude, seguido do White Album.

Lugares para conhecer em Londres

Hardy’s Tree – St Pancras Old Churchyard

A árvore com túmulos nas raízes e outras curiosidades

Quando a gente afirmou que o vídeo acima é uma  aula de história, não está exagerando. A foto acima é a imagem da Hardy Tree. É uma espécie de homenagem a um dos grandes poetas da língua inglesa no século XIX, Thomas Hardy. Vânia conta a história que deu origem ao nome da árvore. Ela também mostra o mausoléu da família de Cecil John Rhodes. Rico colonizador britânico, ele foi o fundador da antiga Rodésia, hoje, Zimbábue. Cecil John Rhodes é uma figura polêmica no país, devido ao seu passado como colonialista. Em Oxford, por exemplo, um movimento tentou remover uma estátua dele, sem sucesso.

lugares históricos para conhecer em londres

St Pancras Old Churchyard

Quando o lugar dos mortos era o jardim da igreja

A rigor, este deveria ser o parágrafo de abertura desse texto, certo? Afinal, se vamos falar de Churchyard e túmulos históricos, é preciso entender a conexão entre eles. Primeiro, a gente queria despertar a sua curiosidade. Que você percebesse porque não pode perder o vídeo acima. Vania abre o vídeo explicando essa tradição de transformar jardins das igrejas em cemitérios. Tradição que já não existe mais. Mas foi essa tradição que transformou St Pancras Churchyard em um lugar onde a um pedaço da memória da cidade está guardada.

crece pelo