budapeste
parlamento húngaro
e citadella

Dois cartões postais de Budapeste: o parlamento e a citadella.

Este é o quarto da série de vídeo que produzimos em Budapeste. É também a prova do quanto vale a pena conhecer a capital húngara. Dessa vez, vamos acompanhar a brasileira Erika Rossi em um passeio cheio de coisas bacanas para ver e fazer por lá.

Depois de morar na capital inglesa, Erika mudou para Budapeste em 2009. Ou seja: ela conhece bem a cidade que escolheu para morar.

detalhes do parlamento de budapeste

Descubra mais:

Uma viagem pela bela Praga

O nosso passeio começa com uma apresentação. Com uma vista impressionante da cidade, Érika conta um pouco sobre ela mesma. Fala como abandonou uma carreira de publicitária para trabalhar pela agência de refugiados da ONU.

Também fala sobre como tem construído uma ponte cultural entre o Brasil e a Europa central através da promoção da cultura dos dois países. Feito isso, começamos o nosso passeio por alguns dos lugares para conhecer em Budapeste.

parlamento de budapeste

Érika Rossi

Faça uma visita guiada ao belo Parlamento Húngaro. 

Um parlamento à altura de um império

O ponto de partida é uma das principais atrações turísticas da cidade: o Parlamento Húngaro. Impossível ignorá-lo às margens do Danúbio. Construído no lado Peste da cidade, representa para a Hungria o que o Parlamento Britânico é para o Reino Unido.

Talvez você ache um exagero para um país com as dimensões da Hungria, mas tem explicação: ele foi construído para ser o centro de decisões políticas do Império Austro-Húngaro. A principal matéria-prima usada na construção foi a pedra sabão. Esculpido como se fosse uma escultura seria preciso horas diante do mesmo para perceber cada detalhe. Para Érika, é mais que uma razão para se conhecer Budapeste, é o lugar predileto dela.

roman camping budapeste

Lugares para conhecer em Budapeste – fora do zona urbana

Do parlamento seguimos para dar uma volta mais dois lugares para conhecer em Budapeste: Sziget e Romai Camping. O primeiro é um imenso parque verde, onde acontece o Sziget Festival. É um dos maiores eventos musicais em toda Europa.

Só para você ter uma ideia das dimensões, são de 80 a 100 mil pessoas por dia. O festival acontece, anualmente, no mês de agosto. Já o Romai Camping é um lugar mais conhecido do habitante da cidade. É uma área para quem quer fugir da cidade. Às margens do Danúbio, é ideal para esportes e lazer aquático. Foi a hora de parar e comer um peixe frito, preparado à moda húngara.

vista de budapeste

O ponto alto em uma viagem Budapeste

Se a gente começou o passeio pelo parlamento, parecia difícil tem algo mais impressionante para ser ver. Tinha. Literalmente, foi o ponto alto do nosso passeio para conhecer Budapeste. Fomos ao pé da Citadella. É um monumento à liberdade que fica no ponto mais alto da cidade. É o único remanescente do período em que a Hungria fez parte do bloco comunista.

Mas a Citadella ganhou um novo sentido. É um monumento à paz. Lá de cima é possível ter uma vista deslumbrante da cidade. Sem palavras para descrever. Só mesmo vendo. Por isso, o vídeo ali no alto foi feito para você.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv