lugares para visitar em berlim II

Na primeira parte do passeio por lugares para visitar em Berlim, Paula Daunt levou você a dois mercados turcos. Mas Berlim, como você bem sabe, é também conhecida por ser uma espécie de meca da música eletrônica.

Por isso, a nossa caminhada não poderia recomeçar por um lugar mais simbólico para quem, como Paula, curte música eletrônica, a Schneidersladen que fica numa galeria cujos corredores estão repletos de grafites, o que dá ao local um ar ‘underground’, bem ao lado da estação de metrô Kottbusser Tor.

Muro de Berlim

Muro de Berlim

Lugares para visitar em Berlim – o muro

Depois de brincar com os sintetizadores, hora de pegar o trem e ir com Paula em direção a Warschauer Strasse, para visitar um dos principais cartões postais da cidade: a East Side Gallery, um pedaço do famoso Muro de Berlim, transformado em uma galeria de arte ao ar livre.

o que ver em berlim

Arte de rua em Berlim

No caminho, Paula aproveita para dar algumas dicas do que acontece na área, repleta de bares, clubes e restaurantes, e fazer algumas comparações entre Londres e Berlim, duas cidades que ela conhece muito bem. Caminhando ao longo da East Side Gallery você tem uma magnífica exposição de grafites, que chama a atenção pela variedade de estilos e temas abordados.

lugares para visitar em berlim

Muro de Berlim

É também uma forma de usar um espaço que já foi símbolo da opressão como espaço para a liberdade de expressão. Paula também fala da ameaça que paira sobre este pedaço do muro, e da cultura berlinense, por conta da especulação imobiliária que toma conta da cidade.

lugares em berlim

Paula Daunt

E a caminhada, que começou a partir de um lugar que tem um significado muito pessoal para a nossa guia na capital alemã, termina da mesma forma: Paula leva você para conhecer o cenário da Festa Junina de Berlim, organizada por ela.

lugares para ver em belim

Muro de Berlim

O Yaam é o espaço onde a comunidade africana de Berlim se encontra, e é rico em atividades culturais e esportivas, mas também é uma excelente opção para comer e tomar uma boa cerveja na cidade. É lá, diante do belíssimo cenário proporcionado pelas margens do rio Spree, que Paula se despede, já deixando saudade.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv