siga-nos no facebook >

canallondres

lugares para visitar no inverno europeu
lembranças de alagna

Não faltam lugares para visitar no inverno europeu. A rigor, cada país europeu tem os seus atrativos durante a estação mais fria do ano. Se você curte esportes de inverno, por exemplo, mão muitas as estações para esquiar e fazer snowboard. Se você quer ir para um lugar onde o frio é mais ameno e a neve não frequenta, o sul de Portugal e Espanha, assim como uma ilha grega, podem ser excelentes destinos.

Viagem de inverno na Europa

Mas existe um lugar na região de Piemonte, no norte da Itália, que ainda não é tão explorado pelo turista brasileiro e que vale muito a pena conhecer: Alagna. Montanhosa, com muita neve em janeiro, estação de ski e uma bebida típica, a grolla, muito vinho, esta pequena e remota vila é um refúgio para quem curte o inverno. Fui lá em janeiro de 2009.

Grolla

Grolla

Descubra mais:

Turismo de inverno na Inglaterra – Padstow

Saudades de uma viagem de inverno

É outono em Londres, mas a impressão é que o inverno já chegou: temperaturas caindo, o dia ficando mais curto, as roupas mais pesadas saindo dos armários. E o inverno parece que desperta nostalgias. No meu caso, nostalgia de viagens de outros invernos. Talvez por isso, lembrei-me de Alagna.  Lembro do quão impressionado fiquei pelo espetáculo da neve. Uma vez que, para chegar a Alagna, você tem que encarar uma subida sinuosa. Para qualquer dos lados que você aponte o olhar, o branco da neve impera.

Viagem de inverno na Europa

Estava com um grupo de amigos, encontramos um estacionamento. Era impossível distinguir marcas e até as cores dos carros que estavam estacionados lá há mais tempo. Todos cobertos por densas camadas de neve. Começamos a caminhar e o que mais me chamou a atenção foi a arquitetura das casas.

lugares para visitar no inverno europeu

São lindas e as lamparinas nas fachadas dão um charme especial. Como um dos amigos morava na região, fiquei logo sabendo que aquela arquitetura tinha origem alemã. Alagna foi fundada por alemães no século XIII. O estilo das casas é o Walser Style, que surgiu no século XVI. É uma arquitetura tão importante para a região que tornou-se patrimônio histórico.

Viagem de inverno na Europa

Uma tradição boa que faz bem ao bolso

Há: outro aspecto que diferencia Alagna de outros destinos de quem curte esportes de inverno: a tradição de manter suas pistas de ski abertas. Você não precisa pagar para esquiar. E, claro, tem uma das paisagens mais deslumbrantes que você pode ter numa viagem à Europa. Afinal, Alagna é parte da cadeia de montanhas alpinas. Fica bem próximo do Monterosa, onde está uma das mais frequentadas estações de ski e snowboard do mundo.

Viagem de inverno na Europa

Com a desvaloriazação do real, para quem vive no Brasil, ficou bem mais caro incluir a Europa no roteiro de viagem. Mas não custa lembrar que o fato de não ser alta temporada faz do inverno uma ótima estação para viajar. Além dos preços mais baixos, quem curte passeios mais tranquilos, vai evitar aquela multidão de turistas tão comum no verão europeu.

Silvino Ferreira Jr - Editor do Canal Londres

crece pelo