luiz aquila e julia miranda
beautility

Luiz Aquila e Julia Miranda, artistas plásticos, são dois dos participantes  da exposição Beautility, como parte da programação de 2017 do London Design Festival, entre os dias 18 e 28 de agosto. No mesmo espaço, na Embaixada do Brasil em Londres, também estão expostos trabalhos dos designers Gisela Bentes Simas e Jader Almeida.

A noite de abertura também contou com a participação de Nina Miranda, que assinou o ‘sound design’. Já a conversa com Luiz e Julia aconteceu na The House of St Barnabas, uma organização sem fins lucrativos que trabalha pelos sem-teto.

luiz aquila e julia miranda

Luiz Aquila e Julia Miranda

Além de participantes da mesma exposição, Luiz Aquila, Julia e Nina Miranda, têm uma conexão mais significativa: ambas são suas filhas. E isto também explica a ligação dele com Londres, onde Julia e Nina vivem, mesmo vivendo entre o Rio de Janeiro e Petrópolis, onde fica o seu atelier. É parte dessa história, que começa na década de 60, quando ele ganhou uma bolsa para estudar em Paris, que Aquila revela no vídeo acima.

arte de luiz aquila

Luiz Aquila – Formação e influência

Você também vai descobrir mais sobre o artista Luiz Aquila. Coisas como a descoberta e a decisão de ser pintor. A influência do pai, também artista plástico e arquiteto, e do pintor, escultor e professor Aloísio Carvão, com quem teve aulas ainda na adolescência.

Embora não mencione no vídeo acima, ele também teve aulas de xilogravuras com o grande mestre Oswaldo Goeldi. Quem conhece um pouco de história da arte contemporânea brasileira, sabe que ele teve grande influência sobre a jovem geração de pintores brasileiros que surgiu nos anos 80.

quadros de luiz aquila

Luiz Aquila e Julia Miranda – lado a lado

A parceria com Julia Miranda nasceu de um período em que os dois trabalharam juntos, no atelier dele, em Petrópolis. Algo que a exposição revela é a maturidade e a beleza do trabalho de Julia que conquistaram um espaço lado a lado com o trabalho do pai.

Por isso, como ela mesma conta, Luiz Aquila fez questão de que os trabalhos dela tivessem o espaço merecido, lado a lado e dialogando com os quadros que ele trouxe para a Beautility.

quadros de Julia Miranda

O design na Beautility

Com os trabalhos em madeira de Gisela Bentes Simas e Jader Almeida, o design marcou presença com dois grandes nomes do design. São os belos móveis que eles expõem que dão ênfase ao lado “utility” do nome da exposição, mas sem eliminar o lado da beleza. Muito pelo contrário. Impossível não parar diante dos trabalhos de ambos e admirá-los.

trabalho de gisela bentes simas

Além de ter um espaço para expor algumas das suas criações, vale lembrar, como destacam Luiz e Julia, que Jader Almeida foi o responsável pela concepção do design, ou da geografia, do espaço da exposição: a sala Brasil, no prédio da Embaixada. Pelas imagens do nosso vídeo, você vai perceber a harmonia com que ele conseguiu juntar todos os elementos ali presentes.

trabalho de Jader Almeida

Nina Miranda – trilha musical e performance

E, para proporcionar uma atmosfera ainda mais especial ao evento, Nina Miranda concebeu a trilha sonora da exposição. Para quem compareceu à festa de abertura, também foi presenteado com uma performance de Nina, que também teve a participação e colaboração da cantora Aricia Mess.

nina miranda

Nina Miranda

Com todos os nomes, beleza e criatividade envolvidas neste evento muito especial, você já percebeu que não faltam motivos para ver o vídeo com um resumo da abertura de Beautility. Certamente, os seus olhos descobriram outras razões além do que a gente conseguiu colocar em palavras.

Afinal, há coisas no universo da arte onde as palavras não conseguem chegar. Por isso, cada um de nós é dono de um olhar único.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv