siga-nos no facebook >

canallondres

maior festa popular de barcelona – la mercè

maior festa popular de barcelona

Maior festa popular de Barcelona, a La Mercè é celebrada, anualmente, na semana de 24 de setembro. A festa acontece em homenagem à padroeira da cidade, Santa Maria de la Mercè, que em português seria Nossa Senhora das Graças, e tem uma longa tradição, iniciada no século XIII. É uma data muito especial no calendário da cidade e também atraí muitos turistas.

festa popular de barcelona

Descubra mais:

Um passeio por uma Barcelona pouco conhecida dos turistas

Voltando às origens da maior festa popular de Barcelona

Voltando no tempo, diz a lenda que, na noite de 24 de setembro de 1218, Nossa Senhora das Graças fez três aparições simultâneas, incluindo uma ao Rey Jaume I, para pedir a criação de uma ordem de monjas, cuja principal tarefa seria resgatar cristãos prisioneiros dos sarracenos, uma das denominações dadas aos árabes e muçulmanos na idade média. Mas até se tornar a santa padroeira de Barcelona, cerca de 4 séculos se passaram. Tudo devido a um fato, no mínimo, curioso.

La Merces Barcelona

Foto: Ana Carolina Stecca

Hotéis em Barcelona

Uma praga de Lagostas

Você já ouviu falar em praga de lagostas? Pois bem, foi isso que aconteceu em Barcelona no ano de 1687. O final da praga foi creditado à ação de Santa Maria de la Mercè, cuja basílica está localizada no bairro gótico. Desde então, a população adotou Santa Maria de la Mercè como padroeira de Barcelona. Mas a cidade ainda teve que esperar mais dois séculos até que, em 1868, o Papa Pio IX, desse o aval da igreja católica à crença popular. A partir daí, o dia 24 de setembro foi escolhido como data oficial para a celebração da maior festa popular de Barcelona.

maior festa popular de barcelona

Mudanças ao longo do tempo

Claro que, ao longo do tempo, as Fiestas de La Mercè sofreram mudanças significativas, mas foi em 1902 que elas passaram a ter o formato e a grandiosidade mantidas até o presente. Os acontecimentos políticos que interromperam a democracia e levaram o ditador Francisco Franco ao poder afetaram muito as celebrações das festas, que retornaram com força a partir da redemocratização do país. As Fiestas de la Mercè se tornariam, então, autênticas manifestações populares, que envolvem diversos segmentos da sociedade catalã.

maior festa popular de barcelona

Como resultado das mudanças, de uma celebração religiosa, as festas foram se transformando em um grande festival, onde também se celebra a cultura mediterrânea. São muitas as atrações, a exemplo dos Gigantes e Cabezudos, bonecos gigantes, semelhantes aos que se vê nas ruas de Olinda, durante o carnaval em Pernambuco. As atividades acontecem simultaneamente em diferentes espaços da cidade. Outra atração à parte são os concursos de Diada Castellera, que consiste na formação de pirâmides humanas. Algumas delas formam verdadeiras esculturas e são exemplo de  criatividade, harmonia e equilíbrio. Nas ruas, os turistas dão um toque multicultural às celebrações.

Diada Castellera

Diada Castellera

Mais um motivo para você visitar Barcelona

Entre as atividades, você vai apreciar arte de rua, danças tradicionais, concertos, concursos, exposições e belíssimos espetáculos com fogos de artifício. A ideia é fazer com que todos os públicos, independente de gênero, origem ou idade, sintam-se integrados à atmosfera de alegria e confraternização que contagia as ruas da capital da Catalunha.

maior festa de Barcelona

Foto: Ana Carolina Stecca

A festa de encerramento, como não poderia deixar de ser, é um espetáculo de luz, cor e alegria, que encanta as milhares de pessoas que tomam conta das ruas para venerar a santa padroeira e celebrar a cultura catalã. Se a intenção é deixar saudades, você pode ter certeza que funciona, porque quem vai pela primeira vez sempre quer voltar.

maior festa popular de barcelona

Para a nossa sorte, este ano, tivemos uma representante muito especial nas celebrações dedicadas a Santa Maria de la Mercè: a brasileira Ana Carolina Stecca, que registrou, com fotos maravilhosas, alguns dos momentos marcantes da data. É graças à colaboração dela que você, muito provavelmente, se sentirá tentado a visitar Barcelona nos próximos períodos desse grande festival. O que as fotos da Ana não deixam dúvida é que, numa cidade onde não faltam atrações turísticas, as Festas de La Mercè são mais uma razão, ou uma desculpa, para você ir a Barcelona.

 

 

Silvino Ferreira Jr, Editor do Canal Londres - Colaboração e Fotos: Ana Carolina Stecca

crece pelo