manchester
um passeio com
dora dacruz

Manchester, na Inglaterra, tem inúmeras razões para merecer um lugar no seu roteiro de viagem.

Para mostrar algumas dessas razões, convidamos uma guia muito especial: Dora DaCruz, atriz portuguesa, de origem cabo-verdiana, que mora em Manchester desde 2003. Ela vai levar você para um passeio muito pessoal, mostrando como a cidade, um dos berços da revolução industrial, é uma cidade rica em história e cultura.

Dora DaCruz

Dora DaCruz – Manchester

Os primeiros registros de Manchester remontam o ano 79 da era cristã, quando os romanos construíram um forte na região. O nome do forte, Mamucium ou Mancunium, está na origem do nome da cidade. Mas o grande impacto que mudaria para sempre os destinos de Manchester acontece na virada do século XVIII para o XIX. Puxada pela Indústria Têxtil, uma explosão demográfica multiplica a população rapidamente e Manchester se torna a primeira cidade industrializada do mundo.

Cidade de Manchester

Manchester – Inglaterra

Manchester – da revolução industrial à revolução cultural

A exploração das minas de carvão, essencial para as máquinas a vapor que moviam as transformações da época também foram essenciais para o rápido desenvolvimento de Manchester. Depois da Segunda Guerra Mundial, Manchester começa um longo período de declínio. Ironicamente, depois de um atentado a bomba, perpetrado pelo IRA, em 1996, a cidade passou a receber investimentos que levaram ao seu ressurgimento.

Manchester

Manchester – Inglaterra

Ao acompanhar Dora pela região central da cidade, você vai descobrindo que uma nova revolução acontece na cidade. Dessa vez, puxada pela indústria cultural. Foi uma bolsa dirigida a europeus que alimentavam o desejo de estudar em Manchester que levou Dora à cidade, mas foi o ambiente de estímulo às iniciativas culturais que a fizeram ficar.

dora dacruz

Dora DaCruz

Dois dos lugares que Dora leva você para conhecer estão ligados a trabalhos que ela tem feito ao longo dos anos na cidade: a Whitworth Art Gallery e o Contact Theatre,  Mas você também vai passar pelo campus da Universidade de Manchester, que é a ponta do iceberg do que a cidade se transformou: um centro de estudantes de todas as partes do mundo. No mesmo endereço, funciona o Manchester Museum.

museu do futebol em manchester

National Football Museum

O museu do futebol

É impossível não lembrar do futebol quando se visita a cidade. Na verdade, muita gente vai até lá atraída por esse aspecto singular que é ser a casa de dois dos maiores clubes de futebol do planeta. Ambos, o United e o City, disputam os corações dos moradores e de outros lugares do planeta. Nada mais natural, portanto, que o National Football Museum, maior museu do mundo dedicado ao futebol, fique em Manchester e que também estivesse em nosso roteiro.

Curry Mile

Curry Mile Manchester

Bateu a fome? Tem um lugar especial que a nossa guia recomenda: chama-se The Curry Mile, um trecho da Wilmslow Road, em Rusholme, sul da cidade. Lá, um ao lado do outro, restaurantes representando as culinárias de diversos países do mundo, especialmente de países asiáticos e do Oriente Médio. Também é uma grande opção para quando a fome bate tarde da noite e você não sabe aonde ir. Com uma vantagem a mais: a The Curry Mile fica muito próxima do centro da cidade.

Science and Industry Museum - Manchester

Science and Industry Museum – Manchester

Passar pelo Museu da Ciência e Indústria é uma obrigação para quem quer saber mais sobre a história que deve o que é à Revolução Industrial. Mas engana-se quem for até lá com a ideia pré-concebida de um museu voltado apenas para o passado. O Science and Industry Museum tem um acervo que celebra a história, mas também promove exposições e eventos que mostram o compromisso com o conhecimento científico e o que ele pode trazer para uma vida melhor no futuro.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv