manifesto multicultural
conectando pessoas e culturas
O Manifesto Multicultural, um projeto ambicioso lançado por três artistas brasileiras em Londres, não é fruto do acaso. Segundo dados oficiais, a população de Londres se comunica, diariamente, através de mais de 100 línguas. Isso, por si só, já explica o porquê de Londres ser considerada a mais cosmopolita cidade do planeta. Não há, portanto, cenário mais propício para lançar um livro que celebra a diversidade étnica e cultural.
Descubra mais:
Uma conversa com a escritora brasileira Camila Nascimento
Manifesto Cultural – 3 mulheres, 3 artistas e um ideal
A gente está falando do Manifesto Multicultural, de Lígia Braz, Márcia Mar e Regina Mester. Lígia Braz é escritora e vive na Alemanha há mais de duas décadas; Marcia Mar é artista multimídia, poeta performática, escritora, cantora e compositora e vive em Londres há quase 15 anos; Regina Mester, fotógrafa e poeta, vive em Londres há mais de uma década.

marcia mar
Juntas, no dia 19 de setembro, na Nolias Gallery, em Londres, elas promoveram o lançamento do Manifesto Multicultural, numa noite muito especial e repleta de convidados que compareceram para prestigiar este momento importante na vida cultural dos brasileiros que vivem na Europa.

Regina Mester
O livro, na verdade, é apenas a ponta do iceberg de um projeto mais ambicioso cujo objetivo, de celebrar e promover a diversidade étnica e cultural. A ideia é criar uma rede que conecte todos que estejam dispostos a participar desse movimento.

Ligia Braz
A experiência de viver fora do Brasil é também parte fundamental na construção do Manifesto Multicultural, uma vez que viver longe do país de origem deu a elas o privilégio de colocar o Brasil sob uma nova perspectiva, um novo olhar, que elas fazem questão de compartilhar.
No vídeo que o Canal Londres produziu na noite do evento, além de ouvir Lígia, Márcia e Regina você pode apreciar os belos trabalhos expostos na galeria, bem como perceber a atmosfera de alegria e celebração que deu ao lançamento um toque muito especial de encontro de pessoas que compartilham e se identificam através do que elas têm em comum, mas também das suas diferenças, como deve ser o espírito da diversidade.