marcelo anache
desenho e arte

Marcelo Anache é natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e, descobriu que, através da sua arte ele poderia conhecer o mundo. Neste vídeo, gravado no Parque del Oeste em Madri, ele compartilha um pouco da sua arte e história.

A paixão pelo desenho acompanha Marcelo desde a infância, mas durante um bom tempo ficou adormecida. Ao mudar-se para São Paulo, no início desse milênio, ele tinha o objetivo de trabalhar com direção de arte, em agências de publicidade. Fez isso, intensamente, até 2014.

marcelo anache desenhando

Marcelo Anache

Descubra mais:

A arte de rua vai à galeria de arte

Marcelo Anache – coragem para mudar

Não é incomum, no entanto, ver diretores de arte que sonham em usar o talento para dedicar-se trabalhos autorais. Nem sempre é uma decisão fácil. Precisa, como se diz, sair da zona de conforto. Aquele pagamento certo no final do mês deixa de existir. E tem, como afirma o próprio Anache, a insegurança pessoal e as incertezas que atormentam todo artista.

marcelo anache

Marcelo Anache

O bom é que, depois de iniciada a travessia, à medida que o porto seguro vai ficando mais distante, abre-se um mar de novas possibilidades. No caso de Marcelo Anache, uma das primeiras descobertas foi em relação ao próprio desenho. Inicialmente, feitos com o uso da caneta, com traços em preto em branco, ele começa a acrescentar tinta e cores aos desenhos. O que era feito em sua própria casa, passa a expandir-se para as casas dos amigos, para objetos, para outras cidades, para o mundo.

desenho na parede

Desenho de Marcelo Anache

Uma das características marcantes do trabalho de Marcelo Anache é a profusão de elementos que ele junta para formar o todo. Tem muito da linguagem da “art pop”, com a inserção de elementos da nossa cultura contemporânea.

O ponto de partida é a junção de elementos, aparentemente caóticos, que o traço do artista, no final, cria uma unidade. Visualmente, os desenhos de Anache, remetem à linguagem contemporânea da “street art”.

arte e meio ambiente

Arte de Marcelo Anache

Trabalho sob encomenda e linha de produtos

Um outro desafio de todo artista é como transformar o trabalho em um produto que o permita viver da sua arte. No caso de Anache, ele faz isso, a partir de duas vertentes: os trabalhos sobre encomenda e uma linha de produtos que ele mesmo desenvolve.

No primeiro caso, a forma é semelhante à que um diretor de arte trabalha numa agência de publicidade: ele cria a partir de um “briefing” passado diretamente pelo cliente. Pode ser a fachada ou interior de um escritório, um restaurante, um hotel, etc. Já a linha de produtos são almofadas, vasos, porta-canetas, entre outos objetos, personalizados pelos seus desenhos.

arte na parede

Arte de Marcelo Anache

O Projeto Viajarte

Mas o lado mais fascinante dessa história foi descobrir que ele poderia unir a paixão por viajar à sua arte. Com a criação do Projeto Viajarte, Marcelo oferece, a donos de hotéis e pousadas, desenhos personalizados e exclusivos, em troca de hospedagem, mais os custos do material. O nosso vídeo com Marcelo Anache, em Madri, é fruto dessa descoberta.  Até o presente, o arte dele já o levou a várias cidades no Brasil, Argentina e Espanha.

marcelo anache

Marcelo Anache

Há mais que você pode saber sobre o trabalho dele em nosso vídeo. Mas se você quer descobrir mais, ou tem interesse em ter um trabalho dele na sua casa ou ambiente de trabalho, o melhor caminho é o perfil dele no Instagram. Além de conhecer mais da arte que Marcelo tem produzido, é a maneira mais direta de entrar em contato com ele.

 

Silvino Ferreira Jr. - Editor - Canal Londres

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv